Novos promotores iniciam curso de instrução e integração no Ministério Públco
Os 30 novos promotores de Justiça do Ministério Público gaúcho, empossados no começo da noite de segunda-feira, começaram hoje o Curso de Instrução, Orientação, Acolhimento e Integração promovido pela Administração Superior e pela Corregedoria do MP/RS. Até o dia 30 de abril, eles terão uma programação intensa de atividades, conhecendo diferentes aspectos da Instituição e da função que passarão a exercer.
Nos dias 22 e 30 de abril, os novos colegas visitarão a AMP-RS, conhecendo suas instalações e os serviços prestados aos associados. Para o encerramento do curso, está sendo preparado um jantar de recepção, ocasião em que serão entregues as carteiras funcionais aos novos integrantes do parquet gaúcho.
Na manhã desta terça-feira, o grupo foi recebido pelo coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Luiz Inácio Vigil Neto, na sede localizada na Rua Fernando Machado, na Capital. Inicialmente, eles foram apresentados ao elenco de atividades pelas quais irão passar nas próximas semanas. Além das orientações no próprio Ceaf, os novos promotores deverão visitar o Presídio Central e a Polícia Federal, além de acompanhar a uma sessão do Tribunal do Júri.
EM NOME DOS MESMOS IDEAIS
O presidente da AMP/RS, Victor Hugo Azevedo, deu boas vindas aos novos colegas e traçou um paralelo comparativo entre o Ministério Público do momento em que ingressou na Instituição, em 1983, e a realidade atual. Nessa linha, destacou o dirigente associativo que, apesar do grande avanço conquistado em recursos humanos e materiais à disposição da Instituição e de seus membros, o que deve ser destacado é “a absoluta sintonia entre o sentimento que envolvia os promotores daquela época e a turma que inicia agora a carreira. "Tínhamos, como vocês, uma grande vontade de mudar a realidade social, de torná-la melhor e mais justa”. Ao finalizar, o dirigente concitou os colegas a integrarem-se de corpo e alma nessa tarefa de construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e que respeite os direitos e garantias de seus concidadãos.
A cerimônia foi encerrada pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga. O chefe da Instituição reiterou as boas-vindas e o propósito de que eles conheçam todas as potencialidades que a estrutura do MP oferece para que possam desempenhar todas as funções. Participaram da atividade, também, os subprocuradores-gerais para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; e para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles.
CONHECENDO O MP
Logo após a abertura, os novos promotores foram saudados pelo corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi, que deu início aos trabalhos do curso. Nestas quarta e quinta-feiras, ocorrerão treinamento e orientação no manuseio de inquéritos policiais e questões relacionadas a perícias criminais. A agenda prevê atividades diárias até o final de abril. Após o encerramento do curso, os novos membros da classe deverão assumir seis cargos em Promotorias de Justiça do interior do Estado.