Tipo:
Notícias
Mobilização permanente em defesa do MP
Desde a madrugada do dia 30 de novembro, quando o Congresso Nacional
desconfigurou as 10 medidas contra a corrupção, temos concentrado nossos
esforços na defesa do Ministério Público e do Judiciário, com intuito
de mostrar à sociedade que a atitude dos parlamentares foi um duro golpe
às ações de combate à impunidade e à corrupção, e que afetam
diretamente as Instituições que atuam nesse sentido, como o MP.
Desde a madrugada do dia 30 de novembro, quando o Congresso Nacional desconfigurou as 10 medidas contra a corrupção, temos concentrado nossos esforços na defesa do Ministério Público e do Judiciário, com intuito de mostrar à sociedade que a atitude dos parlamentares foi um duro golpe às ações de combate à impunidade e à corrupção, e que afetam diretamente as Instituições que atuam nesse sentido, como o MP.
No conjunto de projetos aprovados destacam-se medidas que criminalizam juízes e promotores, como é o caso do PL do abuso de autoridade, verdadeiro atentado à democracia, ao qual cabe uma reação enérgica de enfrentamento e sensibilização da opinião pública, como temos feito. Desde o dia seguinte à votação, a capacidade de unidade e mobilização dos colegas, por todo o Estado, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo.
Na Capital, realizamos uma grande manifestação na última quinta-feira (1), em frente ao Tribunal de Justiça, reunindo centenas de colegas e membros do Judiciário. Saímos das Torres do MP em caminhada silenciosa e nos somamos aos colegas do TJ para o ato Um Minuto de Silêncio pela Democracia, organizado pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS). A mobilização se espalhou por 19 cidades gaúchas - Sapucaia do Sul, Uruguaiana, Parobé, Caxias do Sul, Pelotas, Santa Rosa, Bento Gonçalves, Santiago, Passo Fundo, Santa Maria, Erechim, Cachoeira do Sul, Três Coroas, Sobradinho, São Leopoldo, Rio Grande, São José do Norte, São Gabriel, Santa Vitória do Palmar, Alegrete e Soledade – confira aqui registros de algumas das mobilizações pelo Interior – , organizada pelos colegas das Comarcas e Fóruns, e mostrou a força coletiva da nossa classe, bem como a necessidade de nos mantermos unidos contra a corrupção e as tentativas de constranger e reprimir nossa atuação.
Em nome dos colegas, enfatizei que estaremos, incansáveis, ao lado da sociedade, contra a corrupção, "para mostrar que o MP e a magistratura não vão se entregar". Confira aqui a íntegra da manifestação do presidente da AMP/RS.
Contamos ainda com o valoroso apoio da imprensa - também vítima direta do projeto de abuso de autoridade, que visa a atingir diretamente a liberdade da imprensa -, que amplamente divulgou nossa mobilização e nos ajudou a mostrar à sociedade a gravidade do momento.
O apoio popular que temos recebido também foi demonstrado no último domingo (4), durante ato público realizado no Parque Moinhos de Vento, na Capital, convocado pelas redes sociais contra a votação da Câmara dos Deputados. Na ocasião, um grupo de promotores e procuradores de Justiça participou do evento. Vestidos com camisetas pretas com dizeres em defesa da Instituição, os colegas receberam diversas manifestações de solidariedade dos participantes que se somaram ao ato, reconhecendo a importância do nosso trabalho institucional. Confira como foi a manifestação.
Obrigado a todos os colegas que atenderam ao nosso chamamento e se somaram às mobilizações, seguiremos vigilantes e em mobilização permanente em defesa do MP!
Confira nos links abaixo a repercussão do ato em alguns veículos de imprensa.
Zero Hora Internet
Zero Hora Impresso
Correio do Povo Internet
Correio do Povo Impresso
Jornal NH
Últimas notícias
Loading...