AMP/RS prestigia homenagem aos 179 anos de instalação do Parlamento gaúcho
O vice-presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, prestigiou, nesta quarta-feira, a sessão solene em homenagem aos 179 anos de instalação da Assembleia Legislativa gaúcha. O evento, realizado no Memorial do Legislativo, foi conduzido pelo presidente em exercício da Casa, Catarina Paladini (PSB) e contou com as presenças do subprocurador-geral de Justiça Ivory Coelho Neto e do procurador-geral do Estado, Carlos Kaipper, além de deputados de todos os partidos.
Após cantarem o Hino Rio-Grandense, os presentes assistiram à apresentação do documentário “Nasce uma Lei”, da Leopoldis Som, de 1959, retratando a atividade diária dos trabalhos desenvolvidos pelo Parlamento gaúcho, especialmente no que diz respeito ao processo legislativo. Na sequência, Catarina destacou o papel do Parlamento e se disse orgulhoso por estar presidindo a solenidade “neste chão, entre estas paredes, onde há décadas caminharam passos e ecoaram vozes que ajudaram a construir a democracia no Rio Grande do Sul e no Brasil”.
Representantes de diversas bancadas usaram a palavra para enaltecer e avaliar o papel do Parlamento gaúcho. Em nome da bancada do PT, o deputado Raul Pont discorreu sobre a história da Assembleia rio-grandense, palco do nascimento do Movimento Farroupilha, já nos primeiros meses de sua instalação. Em nome da bancada do PP, o deputado Frederico Antunes defendeu a valorização e o livre funcionamento das Casas Legislativas, destacando a frase que está inscrita na entrada da Assembleia gaúcha, onde se lê “Povo Sem Parlamento é Povo Escravo”.
Pela bancada do PMDB, o deputado Giovani Feltes disse que outros Poderes de Estado cumprem seus papéis constitucionais, mas o único Poder que representa a todos – com seus vícios e suas virtudes – é o Parlamento, que também dá voz às minorias. Ao ocupar a tribuna em nome da bancada do PSDB, o deputado Jorge Pozzobom conclamou a todos a reforçarem a autonomia do Parlamento e as bancadas a se unirem em um grande pacto pelas causas do Rio Grande.
PRESENÇAS
Participaram da solenidade, ainda, o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ex-deputado Marco Peixoto; o conselheiro do TCE e também ex-deputado Victor Faccioni; o desembargador Luis Lugon, do STF; o procurador do Ministério Público de Contas Geraldo da Camino; o ex-deputado Júlio Caspani, representando a OAB; além de representantes do V Comando Aéreo, da Ajuris e de secretarias de Estado, entre outros convidados.