Tipo:
Notícias
União Gaúcha realiza última reunião do ano e define por ingressar com pedido de liminar para acesso às votações na AL
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) sediou,
na manhã desta segunda-feira (19), a última reunião da União Gaúcha em
Defesa da Previdência Social e Pública no ano. O encontro, que contou
com representantes de cerca de 20 entidades, concentrou foco na votação
do pacote do governo José Ivo Sartori, que começará a ser apreciado
nesta tarde. Por decisão unânime, o grupo entrará com pedido de liminar
judicial para tentar ingressar na sede do Legislativo estadual e
acompanhar a apreciação dos projetos de interesse.
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) sediou, na manhã desta segunda-feira (19), a última reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública no ano. O encontro, que contou com representantes de cerca de 20 entidades, concentrou foco na votação do pacote do governo José Ivo Sartori, que começará a ser apreciado nesta tarde. Por decisão unânime, o grupo entrará com pedido de liminar judicial para tentar ingressar na sede do Legislativo estadual e acompanhar a apreciação dos projetos de interesse.
O pedido de liminar busca garantir o acesso dos representantes das entidades ao Palácio Farroupilha, galerias e Salão Júlio de Castilhos, já que a presidência da Assembleia Legislativa definiu por impedir a entrada ao prédio durante as votações, com exceção de funcionários e profissionais da imprensa. De acordo com o vice-presidente da União Gaúcha, José Amarante, que presidiu o encontro, a intenção é permitir que os representantes da entidade possam acompanhar a votação, sem necessidade de disputar as 80 senhas colocadas à disposição pela direção da Assembleia. “Por isso a União Gaúcha vai entrar com a ação, para conseguir acesso ao prédio e galerias, não necessitando disputar senhas”, comentou Amarante.
Anfitrião do encontro, o presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, destacou ainda a necessidade de estender o pedido para acesso ao Salão Júlio de Castilhos, o que permitirá o contato direto com os deputados e facilitará a mobilização contra medidas do pacote que atingem diretamente ao serviço público, como a PEC que propõe alterações no repasse do duodécimo dos Poderes, passando a considerar o cálculo da receita líquida corrente, e representará perdas ao orçamento das Instituições.
Após a reunião, o grupo confraternizou em um almoço de final de ano, na sede da AMP/RS. Na ocasião, o presidente da União Gaúcha e da Ajuris, Gilberto Schäfer, reforçou a importância da entidade, do trabalho desenvolvido ao longo do ano e da participação de todas as entidades agregadas. “Nunca como agora foi tão importante termos esse espaço de mobilização. O momento ainda é para nós de extrema tensão, pretendemos minimizar o impacto dessas medidas tão ruins para nós, e, terminada essa batalha na Assembleia, iniciaremos o outro ano. Agradeço a todos o espaço de interlocução, isso fez grande a nossa entidade, tão necessária nesse momento que vivemos”, completou.
PRESENTES
Participaram da reunião, além da diretoria da União Gaúcha e do presidente da AMP/RS, os vice-presidentes da Associação, Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares; o presidente da Apergs, Luiz Fernando Barbosa dos Santos; o presidente da Adpergs, Felipe Lavarda, e a vice-presidente Silvana Brum; o presidente da Aface e da FASP/RS, João Amarante; o presidente da Afocefe, Ives Lucas; a presidente da Asdep, Nadine Anflor; o presidente da ASJ, Paulo Olimpio; o presidente da ASPGE, Sérgio Serpa; o presidente da ASTC, Lino Nunes; a vice-presidente da Ajuris, Vera Deboni, e o diretor Cláudio Martins; o diretor da ASOFBM, Letícia Dalligna; o vice-presidente do Ceafe/Sindicato, Ricardo Freitas; a diretora do Sintergs, Ivone Peixoto, e o representante Sérgio Santos; e os diretores do IPERGS, Ari Lovera e Alexandre Escobar.
Últimas notícias
Loading...