Seminário encerra curso de prevenção às drogas para educadores
"Ao longo destes sete meses de campanha, constatamos que enfrentar o crack é uma oportunidade de mobilizar a sociedade para ações de prevenção à drogadição" A afirmação é do presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, feita durante o seminário de encerramento do Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Segundo ele, o importante neste momento não é apenas a droga que se está combatendo, mas a possibilidade de provocar a sociedade para trabalhar articulada em redes sociais.
O evento, realizado na manhã desta sexta-feira (04), no Salão de Atos da PUCRS, reuniu educadores de vários municípios de Estado.vOs 10 melhores projetos de conclusão do curso foram premiados pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, juntamente com a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), e o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (veja na matéria a seguir a lista das escolas premiadas).
Em sua manifestação, na abertura do evento, o secretário nacional de Políticas sobre Drogas, general Paulo Roberto Uchoa, destacou a excelência do projeto que está formando educadores para atuar na prevenção ao uso de drogas em todo país. Ele ainda parabenizou a Associação do Ministério Público pela campanha de combate ao crack e pela parceria na promoção de ações de mobilização e prevenção. "Como seria bom se tivéssemos iniciativas de promotores de Justiça como temos aqui nos outros 26 Estados do país".
General Uchoa enalteceu ações da AMP/RS
A subsecretária do Senad, Paulina Duarte, também parabenizou a atuação da AMP/RS na campanha do crack. "É muito bom ver promotores de Justiça fazendo prevenção de acordo com o que a Constituição prevê, não apenas acusando, mas um Ministério Público que aponta sim, mas aponta caminhos". Ela falou sobre a importância deste projeto, que envolve educadores de todo o país, e anunciou novidades para a próxima edição do curso, como a inclusão de vagas para alunos e de uma nova disciplina, chamada Técnica de Aconselhamento Motivacional e Intervenção Breve. O anúncio do novo módulo foi bastante aplaudido pelo professores.
O secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, Roberto Teixeira, representou o Ministro da Justiça, Tarso Genro. Em seu pronunciamento, ele apresentou dados do Pronasci, que reúne mais de 90 ações integrando a União, Estados, Municípios e diversos setores da sociedade. O público-alvo do programa é formado por jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram pena. Atualmente está presente em 112 municípios, 21 Estados e no Distrito Federal. "Nesta quinta-feira (3), apresentamos 12 projetos do Pronasci que serão implementados no programa Território de Paz de Esteio, Sapucaia e Cachoeirinha". No encerramento do curso, o general Paulo Roberto Uchoa parabenizou a todos os educadores pelos trabalhos desenvolvidos, não apenas aqueles que foram premiados, mas ao grupo de professores que concluiu o curso.
Também estiveram presentes o vice-presidente da AMP/RS, Mauro Souza, o coordenador do Gabinete de Apoio e Planejamento Institucional, Nilson de Oliveira Rodrigues Filho, os promotores Rodrigo Schöeller de Moraes, Maria do Carmo Guaraná e Carolina Vaz. A coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde da Secretaria de Educação Básica (MEC), Maria de Fátima Simas Malheiro, representou o Ministério da Educação.