Segunda mulher chega ao STF
O presidente Lula indicou, nesta quarta-feira (10/5), Carmen Lúcia Antunes Rocha, procuradora do Estado de Minas Gerais, para o cargo de ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Ela substituirá Nelson Jobim, que deixou a Corte em março. Carmen será a segunda mulher a integrar o STF. A atual presidente do Supremo, Ellen Gracie, tomou posse em dezembro de 2000, após nomeação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Com a escolha da procuradora, Lula contabilizará a indicação de seis integrantes para a mais alta Corte de Justiça do país, que é formada por 11 ministros.
Cabe ao tribunal julgar ações criminais contra autoridades como o presidente da República e congressistas, além da constitucionalidade de leis e emendas. Além de Carmen, o presidente indicou para o Supremo os ministros Cezar Pelluso, Carlos Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau e Ricardo Lewandowski.
Para tomar posse, Carmen terá de passar por sabatina, normalmente protocolar, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ela é procuradora em Minas Gerais há 24 anos e integra o Fórum pela Moralidade Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil. No governo de Itamar Franco, Carmen assumiu como procuradora-geral do Estado.
Fonte: Jornal Correio do Povo