Santo Cristo: Inaugurada nova sede do Ministério Público
Encerrando o ano com 135 casas próprias e mais 32 adaptadas, totalizando 167 sedes instaladas, a comunidade de Santo Cristo, com mais de 15 mil habitantes, localizada a 540km de Porto Alegre, foi a última a receber, neste ano, a nova casa do Ministério Público. A inauguração ocorreu nesta segunda-feira, dia 17, e contou com a presença do dirertor de Obras da AMP/RS, Antônio Carlos Hornung.
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Isabel Dias Almeida, representou a PGJ no evento.
O prédio, que está localizado na rua Vereador Assmann, 752, conta com 141,40m² de área construída, divididos em dois gabinetes, sala de reuniões e secretaria. A obra teve um investimento total de R$ 203.000,00.
Atuam na Comarca, que atende também aos municípios de Alecrim, Porto Lucena e Porto Vera Cruz, a promotora de Justiça, Melissa Marchi Juchen, os servidores Ana Elsa Marchi, Delvéquio Moisés Kronbauer, Márcio Rogério Flor dos Santos e Wladimir de Maria Ramos da Silva e a estagiária Francine Andreia de Carvalho.
Para a promotora Melissa Juchen, “Santo Cristo há muito carecia e merecia este prédio, que a partir de agora, oferece instalações mais dignas àqueles que vem à procura do Ministério Público na busca da efetivação de seus direitos”.
Isabel Dias Almeida salientou a satisfação do Ministério Público em estar inaugurando mais uma casa. "Lembro de outros tempos, e vejo como progredimos. Há 20 anos, iniciávamos na carreira com uma máquina de escrever manual e alguns livros. Hoje, a situação é outra. A instituição cresceu e a cada dia, inauguramos uma nova sede do Ministério Público nas Comarcas do interior do Estado". Também destacou que "já era hora do Ministério Público contar com sede própria local, acompanhando o desenvolvimento do município, que é a terra do homem de bem, como diz seu próprio hino e pelas características de seu povo, ordeiro e hospitaleiro".
A Comarca de Santo Cristo foi criada pela Lei nº2666, de seis de agosto de 1955. A Lei nº6535, de 31 de janeiro de 1973, Lei Orgânica do Ministério Público, classificou a promotoria de Santo Cristo como de 1ª entrância, com um cargo de promotor.
Atualmente, a promotoria de Santo Cristo conta com a atuação de um promotor, conforme regulação dada pela Lei nº7.669/82, com as alterações introduzidas pelas leis 11.486/2000, 11.534/2000, 11535/2000, 11.582/2001 e 12.267/2005.
Passaram pela Comarca de Santo Cristo, em ordem cronológica, os promotores Luiz Alberto Rocha, Levi dos Santos Machado, Vicente Fontana Cardoso, Domingos de Moura Bueno, Luiz Carlos Sangali, Marciano Renan Lisboa da Silva, Almênio Machado Coitinho, Luiz Carlos Ziomkowski, Pacífico Luiz Saldanha, Severino Pereira Soares, Maria Alice Buttini, Ricardo Melo de Souza, Márcio Rogério de Oliveira Bressan, Antônio Augusto Ramos de Moraes, Débora Regina Menegat, Daniela Tavares da Silva Tobaldini, Marcelo Dossena Lopes dos Santos e Melissa Marchi Junchen.
Participaram da solenidade de inauguração Isabel Dias Almeida, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; o promotor aposentado Antonio Carlos Hornung, representando a AMP/RS; os promotores de Justiça Melissa Marchi Juchen, Renato Moura Tirapele, Marcelo Dossena dos Santos, Caroline Sportono e Janor Duarte; o coordenador da divisão de Arquitetura e Engenharia, Hugo Gino Pasquini; o prefeito municipal, Canísio Ost; o juiz de Direito Adalberto Hommerding, além de diversas autoridades locais e regionais.
Fonte: Agência do MP/RS