Sai o Prêmio ARI/Springer Carrier
Os deputados Vieira da Cunha (PDT), em Ações Sociais e Meio Ambiente; Jerônimo Goergen (PP), na categoria Economia; e Fernando Záchia (PMDB), na categoria Especial, são os vencedores do 35º Prêmio ARI - Springer Carrier: Por um Rio Grande Maior. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (24/10) pelos presidentes da Assembléia Legislativa, Iradir Pietroski, e da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), Ercy Torma. A entrega será dia 18 de novembro, no Teatro Dante Barone, da Assembléia, quando a mesa diretora do Legislativo será homenageada com uma Moção de Louvor em reconhecimento a medidas como o Projeto Transparência.
Pietroski ressaltou que a premiação representa um estímulo às iniciativas adotadas pela Assembléia. "Essa homenagem vem coroar um esforço da mesa pluripartidária em implantar ações que vêm ao encontro da comunidade gaúcha. Mais uma vez, a Assembléia gaúcha sai na frente perante os demais legislativos brasileiros", avaliou o presidente.
O presidente da ARI, Ercy Torma, destacou que o objetivo é realçar a atividade parlamentar e incentivar os deputados a atuarem com eficiência em áreas fundamentais para o desenvolvimento do Estado. "Neste ano, em que a ARI comemora os seus 70 anos, é uma honra para nós destacarmos a atuação de nossos representantes no Legislativo", declarou.
O prêmio Springer Carrier foi criado em 1961 e relançado em 2004. Ele tornou-se uma das mais tradicionais distinções a parlamentares gaúchos pela atuação no Poder Legislativo. A escolha dos premiados é feita por uma comissão julgadora, liderada pelo presidente da ARI e integrada por jornalistas que realizam a cobertura das atividades parlamentares.
Fonte: Jornal Correio do Povo
É a segunda vez que Vieira ganha
O deputado Vieira da Cunha (PDT) foi agraciado, pela segunda vez, com o Prêmio Springer Carrier – Por Um Rio Grande Maior em virtude de sua atuação nas áreas do Meio Ambiente e Ações Sociais. Ele já havia recebido a distinção em 1995 na categoria Economia, quando presidiu a Comissão de Economia e Desenvolvimento da Assembléia Legislativa (AL).
Vieira é autor de inúmeras leis relacionadas com a questão ambiental, entre as quais, destacam-se a que determina o exame periódico das condições de balneabilidade das praias gaúchas, a que regulamenta a adoção de parques no Estado e a que cria o Selo Verde para certificação de produtos in natura ou processados de agricultores que adotam o sistema orgânico de produção. Vieira é autor também de projeto de lei que obriga a realização de Estudo Prévio de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) nas pesquisas, testes, experiências ou atividades de biotecnologia e engenharia genética envolvendo organismos geneticamente modificados (OGMs) – os chamados transgênicos –, bem como produtos advindos dessa tecnologia. Foi sub-relator do projeto de lei que criou a Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí, aprovado na semana passada pela AL. O parlamentar foi, ainda, fundador e presidente do Movimento Verde do PDT, conselheiro da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e é sócio da Associação Gaúcha de Proteção Ambiental (Agapan).
Na área Social, Vieira é autor da lei que dá prioridade aos idosos na tramitação de processos e procedimentos administrativos no Estado, e da que institui a Semana Estadual de Doação de Órgãos. Também as emendas à Constituição do Estado que dá autonomia administrativa, funcional e orçamentária à Defensoria Pública, a que incorporou o Tribunal de Alçada ao Tribunal de Justiça para otimizar os serviços prestados à comunidade e a que obriga a realização de consulta popular para novas privatizações foram propostas por Vieira.
O parlamentar ainda atua de forma permanente na defesa das comunidades de baixa renda, tendo presidido, por vários períodos, subcomissão da AL que trata da questão da habitação popular. Em 2004, como presidente do Parlamento Gaúcho, Vieira implementou diversos projetos e programas,