Roberto Bandeira Pereira é reempossado
O Procurador-Geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira foi reempossado quarta-feira (06/04) ao cargo para o biênio 2005/2007. Na solenidade, realizada no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, Bandeira reafirmou o compromisso com a sociedade gaúcha na defesa dos direitos fundamentais. “Pretendemos dar continuidade não a um projeto pessoal e, sim, da Instituição, na busca pela qualificação e do atendimento eficiente das demandas”, disse.
Presente ao evento, o presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, destacou que a recondução de Bandeira ao cargo significa a validação da vontade da classe e a confirmação da independência do Ministério Público. “A posse representa um compromisso institucional com os relevantes valores sociais apontados em seu discurso como metas da nova gestão”, analisa o presidente da Amprgs.
Diante de um auditório lotado, o Roberto Bandeira Pereira reforçou a sua intenção de prosseguir no combate à macrocriminalidade, à pirataria, à sonegação fiscal, ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro. Em março, depois de ter sido reeleito pelo voto de 94% dos Promotores e Procuradores de Justiça gaúchos, o Procurador teve seu nome confirmado pelo governador Germano Rigotto.
Além do governador, a cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais. Também prestigiaram o ato os Procuradores-Gerais de Justiça de todo o Brasil que, nesta quinta-feira (07/03), participam de uma reunião do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
O encontro acontece no Palácio do Ministério Público. Na oportunidade, o Chefe do Ministério Público gaúcho reassumirá, também, a Presidência do Conselho Nacional. Ele havia se afastado do posto nacional no início deste ano para concorrer, novamente, ao cargo máximo da carreira na Instituição.