Revista <i> Réplica </i> vence Prêmio <br> Nacional de Comunicação e Justiça
A Réplica – também publicada pela AMP/RS a exemplo do jornal Réplica – venceu, na categoria revista, o 4º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, cujos ganhadores foram conhecidos na noite de 16 de novembro durante o II Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2006). A Associação classificou-se à final em outras duas categorias: o boletim Réplica On-line (newsletter interna), na qual terminou em segundo lugar, e a nova logomarca (identidade visual), terceira colocada. Em ambas, o troféu ficou com o Supremo Tribunal Federal (STF), instituição mais premiada desta edição, conquistando a primeira posição em cinco das 19 categorias – havia se classificado em sete (confira o resultado completo abaixo).
Em 2006, o número de inscritos bateu o recorde das quatro edições. Os 55 finalistas foram selecionados entre 158 projetos desenvolvidos por 46 instituições de todas as regiões do Brasil, com sede em 17 Estados e no Distrito Federal. O Prêmio é organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Já o Conbrascom 2006 que termina nesta sexta-feira (17/11), em Porto Alegre.
A Revista Réplica
Quando se começou a concepção da linha editorial da Revista Réplica, em 2005, o ponto de partida foi elaborar uma publicação universal e cosmopolita que ampliasse a comunicação da AMP/RS com seus associados e a comunidade, consolidando a missão da entidade de facilitar o relacionamento dos agentes do Ministério Público com a sociedade na qual atuam. A publicação deveria informar, mas também entreter, gerar debate e proporcionar conhecimento não somente ao associado da AMP/RS, promotor e procurador de Justiça, mas seus familiares, amigos, formadores de opinião e leitores em geral.
Naturalmente, a Revista Réplica serve ao propósito de disseminar questões e valores defendidos pela AMP/RS. O segundo número, veiculado em agosto de 2006, por exemplo, é todo temático sobre responsabilidade social. As pautas das editorias Cultura, Ambiente, Sustentabilidade, Decoração e Moda trazem ações que evidenciam a responsabidade social de entidades e grupos, no plano individual e coletivo. A publicação também repercutiu o Congresso Estadual do Ministério Público, cujo tema foi “A Responsabilidade Social no Setor Público – Gestão e Atitude”, realizado em Canela.
Confira a lista dos vencedores (Fonte: www.canaljustica.jor.br)
Veículo Externo de Comunicação Impresso – Jornal
1º Lugar Ministério Público do Estado de Roraima – Boa Vista/RR "MP Notícias" - Informativo Institucional Bimestral do MPE/RR
2º Lugar Tribunal de Justiça/AL – Maceió/AL Projeto de edição do Informativo TJ
3º Lugar Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Porto Alegre/RS Jornal Em Pauta
Veículo Interno de Comunicação Impresso – Jornal
1º Lugar Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) – Brasília/DF AMB Informa
2º Lugar Superior Tribunal de Justiça – Brasília/DF Informe-se
3º Lugar Anamatra - Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho – Brasília/DF Informativo Anamatra
Revista
1º Lugar Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) – Porto Alegre/RS Revista Réplica
2º Lugar Associação Cearense do Ministério Público – ACMP – Fortaleza/CE Revista Ministério Público & Sociedade
3º Lugar Associação Alagoana de Magistrados – Maceió/AL Projeto de Edição da Revista Letras Jurídicas
Publicação Especial
1º Lugar Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – Brasília/DF TJDFT - História e Trajetória (Livro Institucional)
2º Lugar Tribunal de Justiça de Minas Gerais – Belo Horizonte/MG Revitalização das Publicações do Programa Conhecendo o Judiciário
3º Lugar Tribunal Regional El