Presidente da AMP/RS palestra no fórum internacional na OEA, em Washington
O presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Fernando Andrade Alves, foi um dos painelistas nesta terça-feira, 15 de abril, durante o IV Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro, realizado na sede da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, nos Estados Unidos. O evento reuniu autoridades dos Ministérios Públicos e dos Poderes Judiciários de diversos países da América Latina, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e fortalecer a cooperação entre instituições do sistema de justiça.
Fernando Alves integrou o painel “A atuação judicial e ministerial na tutela dos Direitos Fundamentais: eliminação do preconceito no sistema de justiça”, ao lado do procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet, e da conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Renata Gil.
A presença do presidente da AMP/RS como palestrante em um espaço internacional de prestígio evidencia o protagonismo da entidade no debate global sobre justiça e direitos fundamentais. “O evento se destacou como um espaço valioso para a troca de experiências entre os Ministérios Públicos e os Poderes Judiciários do Brasil e de outros países da América Latina. A realização do fórum reforça o compromisso com o fortalecimento da justiça e com a construção de uma sociedade mais democrática e justa", afirmou Fernando Andrade Alves.
Cooperação internacional com a OEA
Durante a abertura do fórum, em 14 de abril, a AMP/RS formalizou um acordo de cooperação internacional com a OEA. A parceria busca fortalecer a capacitação profissional e o intercâmbio de conhecimento entre as instituições, por meio de ações acadêmicas, pesquisas e iniciativas conjuntas no âmbito do sistema interamericano de justiça.
AMP/RS em outras frentes do fórum
Além da participação do presidente, a AMP/RS também esteve representada por outras integrantes da instituição ao longo da programação. A promotora de Justiça Caroline Vaz, que atuou na organização do evento, participou da mesa "Boas Práticas em Cooperação Judiciária e Interinstitucional", nesta terça-feira.
Na segunda-feira, 14 de abril, a promotora de Justiça Júlia Schutt integrou o painel “Boas Práticas Brasileiras na Capacitação de Magistrados e Membros do Ministério Público: O Papel das Escolas na Formação”.
As atividades também foram acompanhadas pela vice-presidente de Relações Institucionais da AMP/RS, Karine Camargo Teixeira, e pela promotora Débora Regina Menegat.

