AMP/RS celebra acordo de cooperação internacional com a OEA durante fórum nos EUA
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) assinou um acordo de cooperação internacional com a Organização dos Estados Americanos (OEA), oficializado nesta segunda-feira, 14 de abril, durante a abertura do 4º Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro, em Washington, Estados Unidos.
O acordo visa ampliar a capacitação profissional e o intercâmbio de conhecimento por meio de atividades acadêmicas, pesquisa e atuação conjunta no sistema interamericano de justiça. A participação da AMP/RS reforça o protagonismo da entidade na promoção de soluções jurídicas inovadoras, com foco em direitos humanos, democracia e governança pública.
Para o presidente da AMP/RS, promotor de Justiça Fernando Andrade Alves, a iniciativa é um marco. "A participação da Associação neste acordo internacional permite uma maior integração dos membros do Ministério Público gaúcho com as instituições do sistema de justiça latino-americano e reafirma nosso compromisso com a construção de um Ministério Público cada vez mais preparado, conectado e protagonista na promoção da justiça em âmbito global", destaca.
Além da AMP/RS, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e a Advocacia-Geral da União (AGU) também formalizaram a parceria, que inclui a possibilidade de atuação de membros das carreiras jurídicas brasileiras como funcionários associados da OEA, contribuindo diretamente com projetos e julgamentos da organização internacional.
O evento contou com a presença de autoridades como o secretário-geral da OEA, Luis Almagro; o secretário de Assuntos Jurídicos da OEA, Jean Michel Arrighi; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

