Pesquisa sobre MP está sendo finalizada
Reunidos nesta quarta-feira (16/8), no Ministério da Justiça, o presidente da Conamp, José Carlos Cosenzo, e o do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Francisco Sales, o secretário da Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini, e a pesquisadora Maria Tereza Sadek finalizaram um trabalho que vai resultar no maior banco de dados sobre o Ministério Público dos Estados. O estudo, denominado "Diagnóstico do Ministério Público", vem sendo desenvolvido há mais de um ano, e é patrocinado pela Secretaria da Reforma do Judiciário (MJ). A supervisão é da pesquisadora Maria Tereza Sadek e o desenvolvimento é da Conamp e do CNPG.
"O que se busca é criar efetivamente um banco de dados com a maior abrangência possível sobre o Ministério Público dos Estados. O trabalho servirá para estabelecer um novo modelo de gestão institucional", esclarece o presidente da Conamp. Segundo Cosenzo, o objetivo final é fazer uma adequação da nova dinâmica do Ministério Público, "frente aos desafios da nossa realidade". Dados como o número de promotores por Estado, a estrutura orçamentária, relação da quatidade de promotores com a de juízes e defensores públicos, por exemplo, constam no trabalho.
Até o final de agosto, o "Diagnóstico do Ministério Público dos Estados" vai ser impresso e em seguida apresentado à Conamp e ao CNPG. Em setembro, está previsto um grande lançamento nacional do trabalho no Ministério da Justiça, com a presença de todos os presidentes das entidades afiliadas à Conamp e dos procuradores-gerais de Justiça.
Fonte: Site da Conamp