Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Pedro Simon encerra Semana do MP de Cachoeira do Sul

Segurança, combate à corrupção e ética política são os temas em discussão na I Semana do Ministério Público de Cachoeira do Sul. Voltaire de Lima Moraes e Paulo Marcelo Blatouni Mendroni já palestraram no evento que se encerra hoje com a participação do senador Pedro Simon.
15/09/2005 Atualizada em 21/07/2023 11:02:42
Compartilhe:

A palestra do senador Pedro Simon sobre "Por um Brasil mais Ético" encerra a I Semana do MP de Cachoeira do Sul – Por um Brasil melhor nesta sexta-feira (16/9). O painel, que começará às 19h30min, no auditório da Ulbra, campus Cachoeira do Sul, deverá contar com a presença do presidente da Amprgs, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, que até a quinta-feira participava do V Congresso do Ministério Público do Estado de Goiás. O vice-presidente de núcleos da Associação, Fabiano Dallazen, também estará em Cachoeira.


O desestímulo dos cidadãos em razão da crise política vivida no país tem resultado em crescente descrédito nas instituições. Segundo o coordenador do núcleo da Amprgs de Santa Cruz do Sul, João Ricardo Santos Tavares, foi justamente pensando em apresentar à sociedade o trabalho sério e independente que o MP está realizando nesta conjuntura que se idealizou a Semana em parceria com a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).


Os debates foram divididos em três eixos: “Por um Brasil mais seguro”, apresentada por Voltaire de Lima Moraes na abertura, na quarta-feira (14/9); “Por um Brasil menos corrupto", que teve como palestrante o especialista em combate à lavagem de dinheiro, Dr. Paulo Marcelo Blatouni Mendroni, na noite de quinta-feira (15/9); e “Por um Brasil mais ético”, com o senador Pedro Simon, que deverá mostrar alguns avanços alcançados em CPIs. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3722-1083.


Auditório lotado na abertura


A Ulbra recebeu cerca de 450 pessoas para a abertura da Semana, na noite de quarta-feira (14/9). O prefeito, Marlon Santos da Rosa; o presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Figueiró; o diretor do Fórum, Rogério Delatorre; e a vice-presidente administrativa e financeira da Amprgs, Simone Mariano da Rocha, estavam entre as autoridades presentes.


Simone lembrou que, nestes últimos meses de um cenário político tumultuado, cresceu ainda mais a importância e a responsabilidade do MP no Brasil. “Ao MP cabe buscar os resultados que a sociedade necessita, tudo feito, como sempre, dentro do respeito às leis e à Constituição Federal”, disse a representante da Associação. Em seguida, Voltaire de Lima Moraes abordou o tema da segurança pública e jurídica.


Voltaire defende remodelação do pacto federativo


O pacto federativo no Brasil representa um terreno fértil para a corrupção, pois deixa Estados e municípios completamente reféns da União, especialmente no campo econômico, defendeu o desembargador Voltaire de Lima Moraes em sua palestra. Para o ex-presidente da Amprgs, o pacto federativo precisa ser remodelado. Na sua ótica, os entes federados, Estados e municípios, deveriam ganhar mais autonomia político-administrativa. Até mesmo para legislar há entraves, observou Lima Moraes, chamando a atenção para a centralização jurídica. “Vivemos num país de muita diversidade regional, onde é difícil uniformizar decisões”, destacou.


Ao abordar o tema “Por um Brasil mais seguro”, Lima Moraes definiu como nociva a dependência financeira de governos estaduais e municipais do poder central. Além de favorecer a corrupção, essa realidade acaba gerando insegurança coletiva. “Os prefeitos e os governadores se obrigam a ir a Brasília para buscar os recursos que a União deveria repartir com os entes federados”, salientou. Para Voltaire, se esse quadro se mantiver, vai “faltar fábrica de pires e chapéu”, para que os gestores continuem pedindo dinheiro ao governo federal.


A corrupção é uma questão cultural


A corrupção no Brasil deve ser tratada também como uma questão cultural. A escola e a família têm papel fundamental no processo de mudança da mentalidade e na formação dos futuros políticos e cidadãos. A constatação foi feita pelo promotor de Justiça Criminal da Capital de São Paulo Marcelo Batlouni Mendroni, que falou a acadêmicos e ao público que participou da segunda noite de pales

Últimas notícias
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-18 at 12.53.52
Loading...

História Associativa

18/11/2024
/arquivos/7cc6c2_0b9e44e452ed4c3fbacf282e990d0aec~mv2
Loading...

AMP/RS realiza cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes para o biênio 2024-2026

18/11/2024