Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Passo Fundo lança campanha contra o Crack

A “Crack - Ignorar é o seu Vício?”foi lançada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no dia 12 de novembro, durante a programação da V Semana do Ministério Público do município. Cerca de 500 alunos participaram do lançamento, acompanhados de, professores e agentes públicos, promotores de justiça e demais autoridades da cidade.

13/11/2009 Atualizada em 21/07/2023 11:02:11
Compartilhe:
1258139786.jpg


A “Crack - Ignorar é o seu Vício?”foi lançada na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, no dia 12 de novembro, durante a programação da V Semana do Ministério Público do município. Cerca de 500 alunos participaram do lançamento, acompanhados de, professores e agentes públicos, promotores de justiça e demais autoridades da cidade.



Segundo a promotora Ana Cristina Cirne –  2ª Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de Passo Fundo (na foto acima com o Zeca Legal, o presidente da AMP/RS, o coordenandor da Cufa e o coordenador do Núcleo de Passo Fundo, Álvaro Poglia), o lançamento da campanha é uma seqüência de atos para a prevenção à drogadição das crianças e adolescentes. “Queremos chamar a atenção das crianças, dos adolescentes, dos educadores e pais para este problema. A prevenção é o melhor remédio. Temos que ficar longe do crack, mas não ignorá-lo. É uma droga que está aí e atinge todas as classes sociais”, disse a promotora.



Em sua manifestação o presidente da AMP|RS, Marcelo Dornelles, revelou as razões que levaram a Associação a lançar a campanha contra o crack, em maio deste ano, em Porto Alegre. “A real dimensão da droga mais violenta dos últimos anos fez com que a Associação do Ministério Público do Estado criasse uma campanha para que a sociedade civil e o poder público se mobilizem para combater esta epidemia, além de apoiar iniciativas e projetos com o mesmo interesse”, explicou o presidente.



Dornelles disse ainda que ela surgiu a partir das vivências que os promotores começaram a sentir no cotidiano, em relação aos problemas nos diferentes segmentos envolvendo o crack. “A campanha está percorrendo o Rio Grande do Sul e atinge também outros Estados brasileiros”.





075.jpgO coordenador da CufaRS, Manoel Soares, mostou conhecimento sobre a situação da vilência nas periferias de Passo Fundo. "Na última vinda a Passo Fundo fizemos a provocação de um comitê contra o crack dentro da gestão municipal. Fiquei sabendo que ela já está funcionando. O nosso objetivo principal é fomentar o investimento por parte do município.  Tem bairros aqui que sofrem bastante com a drogadição, como por exemplo, o bairro Jaboticabal e precisam de atenção. A maioria desses jovens se não receberem atenção vão virar bandidos. Passo Fundo não precisa chegar aos números de grandes cidades do Estado e do Brasil. Para isso, precisa se mobilizar agora."

 

Prevenção nas escolas



A professora Lucelene Segat disse que a droga está presente em todos os segmentos, dentro e fora da escola. Na Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi, o tema é tratado em sala de aula. “A escola fica próxima a rodoviária e os alunos vêem com os próprios olhos as conseqüências provocadas pelo crack. A prostituição também é um segmento que leva as drogas. Eles tomam como experiência para não seguir este caminho. Trabalhamos a questão da prevenção. Queremos levar o projeto que eles viram hoje para dentro da nossa escola”, contou a professora.



A aluna Ana Cláudia Capelari, de 13 anos já está em alerta. “O crack é uma droga ruim que está afetando muito as pessoas. Vemos a situação das drogas e da prostituição perto da nossa escola e não queremos este caminho para a nossa vida”, disse a aluna.



058.jpgCurso de formação e prevenção

A psicóloga do Centro Municipal de Atendimento ao Educando (CEMAE), Aline de Moraes Fernandes contou que no ano passado 67 professores de escolas de Passo Fundo fizeram um curso de formação de prevenção ao uso de drogas da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogras (Senad) No final do curso que durou um ano as escolas elaboraram um projeto de prevenção. “Em 2009, estamos acompanhando o andamento destes projetos. Trabalhamos teoria, discussão de casos que culminou no Fórum da Paz. Quando a escola detecta o envolvimento de algum aluno com as drogas fazemos uma triagem e encaminhamos o aluno para atendimento. Muitos pais também são usuários de drogas e oferecemos atendimento”,



A AMP\RS está participando da terceira edição do curso da Senad e fará o evento de encerramento do treinamento, reunindo os 970 educadores que participaram desta edição,em Porto Alegre, próximo dia 04 de março.


Últimas notícias
/arquivos/reunião da Diretoria Ampla
Loading...

AMP/RS realiza reunião da Diretoria Ampla de julho

05/07/2024
/arquivos/XVI CONGRESSO ESTADUAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO
Loading...

Abertas as inscrições para o XVI Congresso Estadual do Ministério Público

04/07/2024
/arquivos/Homenagem Judiciario
Loading...
Notícias

AMP/RS prestigia homenagem do Judiciário a desembargadores que irão se aposentar

04/07/2024
/arquivos/Departamento do Memorial
Loading...
Notícias

Departamento do Memorial promove reunião na sede da AMP/RS

03/07/2024