Partidos tem até o dia 30 para realizar convenções
Até o dia 30 de junho, os partidos políticos interessados em participar das eleições de outubro devem fazer as convenções partidárias nacionais e estaduais em todo o país. É o que determina o Calendário Eleitoral 2006, estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O PSDB foi o primeiro dos 17 partidos com representação no Congresso a realizar convenção nacional. No domingo passado, confirmou o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin como candidato à presidência. As convenções nacionais do PDT e do PPS estão marcadas para esta segunda-feira (19/6) no Rio. Já a convenção nacional do PFL, que oficializa a coligação com o PSDB e a indicação do senador José Jorge para vice de Alckmin, deve acontecer no dia 21, em Brasília.
O PSOL e o PT marcaram suas convenções nacionais para o dia 24. Os petistas se reunirão em Brasília, enquanto o partido da senadora Heloisa Helena promove o encontro em União dos Palmares (AL).
A capital federal abriga as convenções do PSB, no dia 28, e a do PC do B, no dia 29. 0 PV fará sua convenção nacional no dia 29, em Curitiba, e o PSC, no Rio de Janeiro, dia 30. PL, PTB, Prona, PTC e PRB ainda não divulgaram as datas de suas convenções nacionais. Já o PMDB e o PP anunciaram que não vão realizar convenção nacional. O PMDB chegou à decisão de não realizar convenção nacional em uma reunião da sua Executiva, na última segunda-feira. Apesar disso, ainda pode haver disputa em torno do evento.
Fonte: Jornal do Brasil