Órgão Especial do Colégio de Procuradores empossa novos membros
Doze novos integrantes do Órgão Especial do Colégio de Procuradores tomaram posse na manhã desta quarta-feira. Em sessão solene, realizada no Palácio do Ministério Público, foram empossados Roberto Divino Rolim Neumann, Gilberto Antônio Montanari, Lisiane Del Pino, Gilmar Possa Maroneze, Francisco Werner Bergmann, Eduardo de Lima Veiga, Delmar Pacheco da Luz, Elaine Fayet Lorenzon Schaly, Anízio Pires Gavião Filho, Altamir Francisco Arroque, Lênio Luiz Streck e Glênio Amaro Biffignandi. Eles atuarão no Órgão de 2010 a 2012. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, acompanhou a cerimônia.
Outros 10 integrantes do MP gaúcho tomaram posse como suplentes. São eles Ana Maria Schinestsck, Marcelo Roberto Ribeiro, Irene Soares Quadros, Denise Maria Netto Duarte, Ubaldo Alexandre Licks Flores, Luiz Carlos Ziomkowski, Ricardo da Silva Valdez, Afonso Armando Konzen, José Túlio Barbosa e Ana Luiza Mercio Lartigau.
A procuradora-geral de Justiça Simone Mariano da Rocha, que presidiu a sessão, fez um reconhecimento aos integrantes que deixaram o Órgão, destacando que eles tiveram reflexos positivos em sua atuação. “Vivemos um momento de importantes discussões institucionais e este colendo Órgão revela-se, a cada sessão, palco do mais elevado e profícuo debate, contribuindo, inestimavelmente, para o presente e o futuro do Ministério Público, que será ainda mais abrilhantado pela experiência e excelência das carreiras institucionais dos colegas ora empossados”, enfatizou.
O procurador de Justiça Júlio César Pereira da Silva fez a saudação, em nome do Órgão Especial, aos novos membros. Ele fez um panorama histórico da atuação do Ministério Público desde os anos que antecederam a Constituição Federal, passando pelos avanços conquistados com a Carta Magna e outras leis que legitimam a atuação de promotores e procuradores de Justiça. Com a Constituição Federal, o Ministério Público se tornou “um autêntico advogado da sociedade”, frisou. Acrescentou que a atuação dos nomes integrantes do Órgão deverá ser pautada “pelo paradigma da expansão”. Segundo o procurador de Justiça, eles devem agir em conjunto com a Administração Superior, buscando sempre “uma atuação digna, representando a sociedade”.
Ao falar em nome dos empossados, o procurador de Justiça Roberto Divino Rolim Neumann destacou que tem demonstrado grande interesse pelos órgãos colegiados do Ministério Público. “Tenho a certeza de sua missão e de sua extrema relevância para a Instituição”, afirmou. “Há que se prestigiar o controle interno para que a sociedade não venha, no seu legítimo direito, intervir e retirar prerrogativas que não são nossas, mas dela, sociedade, concedidas que foram para que nós a utilizássemos em seu benefício”, finalizou.
ELEIÇÃO DE NOVOS CONSELHEIROS
Após a posse de seus novos integrantes, o Órgão Especial do Colégio de Procuradores elegeu os procuradores de Justiça que atuarão no Conselho Superior do Ministério Público na gestão 2010/2012. Foram eleitos, como titulares: Renato Vinhas Velasques, com 22 votos; Altamir Francisco Arroque, com 21 votos; Daniel Sperb Rubin, com 17 votos; e Ana Luiza Mercio Lartigau, com 13 votos. Como suplente, foi eleito José Túlio Barbosa. A posse ocorrerá no dia 5 de julho, às 9h30min.
Também prestigiaram a solenidade o corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti; a ouvidora Jussara Maria Lahude Ritter; procuradores, promotores de Justiça e servidores. Os trabalhos foram secretariados pela promotora Sônia Eliana Radin.
ABAIXO, ALGUMAS IMAGENS DA CERIMÔNIA
Integrantes do Orgão pouco antes da possa
A mesa diretora da solenidade
Vice-presidente da AMP/RS,Júlia Martins também compareceu à solenidade