ONG Bichoterapia será lançada no dia 6 de outubro
Na próxima quinta-feira (6/10), ocorrerá o lançamento da ONG Associação Bichoterapia, cuja finalidade será auxiliar no tratamento médico de pessoas a partir do contato com os animais. O evento será às 19h, no subsolo do Palácio do Ministério Público, em Porto Alegre.
A idéia de fundar a Bichoterapia surgiu de um grupo que se sensibiliza com a causa dos animais abandonados, conta a presidente da ONG, Maria Waleska Trindade Cavalheiro. “Tomamos conhecimento de que era possível o animal colaborar em terapias assistidas, então resolvemos tomar essa iniciativa”, acrescenta a procuradora de Justiça.
A entidade – que tem o apoio da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Amprgs), da instituição do MP, da Rede Social do Sesi e do Centro Clínico Gaúcho – contará com uma equipe multidisciplinar para desenvolver as atividades. Inicialmente, a Bichoterapia utilizará a técnica com o suporte de cães em estado de abandono, estendendo, depois, a outros animais domésticos – todos passarão por avaliação veterinária e treinamento.
Um exemplo bem-sucedido de utilização desse procedimento é com crianças vítimas de maus tratos, pois os animais servem de facilitadores das ações realizadas. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail bichoterapia@yahoo.com.br.