Nova pesquisa sobre responsabilidade social no País
Em sua sexta edição, o objetivo da pesquisa, formulada pelo Instituto ADVB de Responsabilidade Social( IRES) e apoio da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), é obter e fornecer informações mais precisas sobre a atuação das organizações em programas socialmente responsáveis, a evolução deste entendimento no contexto das empresas e do mercado, além das tendências sobre o tema.
A 6ª Pesquisa contou com a participação de 2.819 empresas, localizadas em todas as regiões do Brasil. Desse número, 34% (958) são organizações de grande porte, 53% (1.494) de médio porte e 17% (479) pequenas. A participação das pequenas empresas teve um aumento significativo, cerca de 80% a mais que em 2004, já que nesse ano elas representavam 9% das empresas pesquisadas.
Em grande parte delas, 96%, há um envolvimento direto da alta administração na execução e realização dos projetos sociais. Porém a área responsável mais citada para a condução dos programas continua sendo a de Recursos Humanos. Para 89% delas, a Responsabilidade Social faz parte da visão estratégica na tomada de decisões e na forma de gestão da empresa.
Em 2005, o questionário para a produção da Pesquisa foi respondido por 2.819 empresas localizadas em todas as regiões do Brasil. Desse número, 34% (958) são organizações de grande porte, 53% (1.494) de médio porte e 17% (479) pequenas. As empresas fazem parte do cadastro da ADVB – Associação dos Dirigentes de vendas e Marketing do Brasil – e do IRES.
Será mantido o sigilo com o nome e os dados das organizações participantes. A análise dos dados será sistematizada pelo programa, com cálculo de margem de erro da amostra e da média e desvio padrão. Haverá ainda uma classificação setorial, elaboração de tabelas e gráficos e uma consideração final.
Alguns termos utilizados na 6ª Pesquisa Nacional de Responsabilidade Social nas Empresas:
Responsabilidade Social
É a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização e com todos os agentes interessados no processo.
Balanço Social
É um instrumento utilizado pela empresa para divulgar seu investimento social em relação às políticas de Gestão de Pessoas e suas implicações no processo produtivo, a evolução na gestão social e ambiental, o andamento dos diferentes programas implantados, seu impacto nos públicos envolvidos e o firme comprometimento da Administração com as ações socialmente responsáveis.
Marketing Social
É o conjunto estratégico de peças e instrumentos que divulgam as ações das empresas socialmente responsáveis, seja no âmbito interno à organização, seja nas suas relações com a comunidade. Este caráter de comunicação tem, em geral, fins exclusivamente institucionais.
Funcionários Voluntários
São os colaboradores internos que atuam, sem nenhum tipo de ônus ou obrigação, nos projetos de natureza social das empresas, podendo fazê-lo no período normal de trabalho ou fora dele.
Filantropia Empresarial
É o apoio, em recurso financeiro ou material, dado pela empresa a alguma ação social individual ou a entidades, sem acompanhar o uso desse recurso ou se envolver diretamente no projeto. Trata-se da ação social externa à empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas: Organizações não governamentais, Conselhos Comunitários, Associações e entidades do terceiro setor, em geral.
Colaboradores internos
Funcionários diretos da empresa, com vínculo empregatício.
Stakeholders
Parceiros da organização/empresa e que atuam em torno do seu negócio ou atividade. São todas as partes interessadas com as quais a empresa se relaciona (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades associativas, sindicatos, concorrentes