Tipo:
Notícias
Ministério Público homenageia vencedores do Prêmio Jornalismo 2015
Os vencedores do XVII Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio
Grande do Sul foram homenageados nesta segunda-feira (14). Realizado no
Palácio do Ministério Público, no Centro de Porto Alegre, o evento
distinguiu os nove trabalhos em mídia impressa, TV, rádio, fotografia,
web e na categoria especial que melhor retrataram a atuação da
Instituição, entre os 71 trabalhos inscritos. Os vencedores
receberam prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do
Ministério Público e Fundação Escola Superior do Ministério Público, bem
como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. Promovido pela
Instituição, em parceria com a AMP/RS e a FMP, o certame tem apoio do
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação
Riograndense de Imprensa (ARI) e Hotel Continental.
Os vencedores do XVII Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul foram homenageados nesta segunda-feira (14). Realizado no Palácio do Ministério Público, no Centro de Porto Alegre, o evento distinguiu os nove trabalhos em mídia impressa, TV, rádio, fotografia, web e na categoria especial que melhor retrataram a atuação da Instituição, entre os 71 trabalhos inscritos. Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Ministério Público e Fundação Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. Promovido pela Instituição, em parceria com a AMP/RS e a FMP, o certame tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e Hotel Continental.
Falando em nome dos homenageados, a jornalista Maria Eduarda Fortuna agradeceu a atenção dispensada pelo Ministério Público às demandas dos veículos de comunicação, o que possibilitou a produção de matérias de qualidade e com conteúdo. "Sabemos que o tempo é diferente para jornalistas e membros do Ministério Público. Mas com essa parceria e o esforço de todos, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e o dos membros da Instituição". Já o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) Batista Filho, lembrou que existe uma afinidade entre o trabalho do Ministério Público e da imprensa, porque ambos trabalham em prol da sociedade e “têm a verdade e o respeito como nortes de atuação”.
PARCERIA RESPONSÁVEL
O presidente da AMP/RS, Sérgio Harris, lembrou que o prêmio tem por objetivo mostrar à sociedade o papel do MP em sua defesa. "É indispensável para uma instituição como mo MP essa parceria responsável com o jornalismo. Não é por acaso que a premiação se dá no Dia Nacional do MP. É uma grande honra dividir esse espaço de comemoração com a imprensa. Apesar da permanente necessidade de aprimoramento nas relações e no trabalho de cada um, Ministério Público e imprensa têm cumprido a contento seus papéis", avaliou o dirigente.
CONFIANÇA MÚTUA
Para o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, os últimos anos têm sido de importante crescimento da instituição, especialmente em nível nacional, a partir de grandes operações. Todas acompanhadas de perto pela imprensa, solidificando e dando mais visibilidade ao trabalho do Ministério Público. "Aqui no Rio Grande do Sul estamos tentando fazer o mesmo caminho. A maior parte do nosso trabalho não sai na imprensa. Mas alguns são simbólicos. As premiações de hoje se relacionam com grandes questões conduzidas pelos colegas promotores, por exemplo, nas áreas da segurança alimentar e da infância e juventude. As matérias premiadas aqui mostram que uma relação de parceria e confiança entre promotores e jornalistas rende grandes frutos para a sociedade". Segundo o presidente da FMP, David Medina da Silva, cada vez que a imprensa divulga um trabalho do MP, ela presta uma homenagem a uma instituição que trabalha muito pela sociedade, muitas vezes anonimamente. "E o nosso trabalho só sai do anonimato com as matérias produzidas pelos profissionais da imprensa. É uma alegria poder reconhecer, nessa oportunidade, a quem reconhece o trabalho do Ministério Público", disse David.
PRESENÇAS
Prestigiaram o evento os vice-presidentes da AMP/RS Martha Beltrame e João Ricardo Santos Tavares; o corregedor-geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Fabiano Dallazen; a chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Karin Sohne Genz; o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado, Milton Simas; o diretor do Hotel Continental Canela, Marcelo Carvalho; promotores e procuradores de Justiça, servidores do MP, jornalistas e familiares.
CONFIRA OS TRABALHOS PREMIADOS
REPORTAGEM IMPRESSA
1º Lugar - Aline Pereira Rodrigues, Jornal Agora, com a série sobre “irregularidades na gestão da Santa Casa de Rio Grande e a atuação do MP diante da situação”.
2º Lugar - Rodrigo Ferreira Martini, Jornal A Hora, com a matéria “Inquérito cita envolvimento de servidores”.
REPORTAGEM RÁDIO
1º Lugar - Maria Eduarda Fortuna e Marcela Panke, da Rádio Gaúcha, com a reportagem “A longa espera por um lar”.
2º Lugar - Cid Martins, Rádio Gaúcha, representado por Maria Eduarda Fortuna, com a reportagem “Núcleo de segurança alimentar do MP combate fraude na produção de leite, queijo e palmito no RS”.
REPORTAGEM TV
1º Lugar - Fábio Almeida e equipe, da RBS TV, com a série de reportagens “Descaso com as águas”.
MÍDIA WEB
1º Lugar - Adriana Irion e Fernanda da Costa, de Zero Hora, com a reportagem “Vítimas de abrigos”.
FOTOJORNALISMO
1º Lugar - Félix Zucco, do Jornal Zero Hora, evidenciando a “Operação Ju$$ara”.
2º Lugar - Carlos Macedo, de Zero Hora, com as fotos “A corrente que Bernardo uniu”.
PRÊMIO ESPECIAL
– Repórter fotográfico Diogo Zanatta, de Zero Hora, destacando o combate às organizações criminosas, com a reportagem “Mexeram no seu queijo”.
Últimas notícias
Loading...