Memorial do MP reedita e lança livros
O Memorial do Ministério Público está reeditando um raro livro histórico, “Acontecimentos Políticos do Rio Grande do Sul - Parte I e II”, do jornalista Gustavo Moritz, e lançando o segundo volume da série Sujeito & Perspectiva, com o livro “Da Vida para História – Reflexões sobre a Era Vargas”.
O primeiro compõe a Série Memória Política e Jurídica do Rio Grande do Sul, em seu quarto volume, é uma das obras mais importantes sobre a história do nosso Estado e teve sua primeira parte lançada em 1939, contendo os acontecimentos ocorridos entre os anos de 1889 e 1891. Com o sucesso da obra, Moritz foi incentivado a escrever o segundo volume, ampliando o período histórico até o ano de 1895. Esse sonho, no entanto, não foi concretizado na época, pois o jornalista faleceu em 1945.
Passados 60 anos de sua morte, a família de Moritz e o Memorial decidiram publicar a segunda parte, baseada nos textos escritos pelo jornalista no Correio do Povo, onde o autor trabalhou por 35 anos como repórter, redator e chefe da Revisão. Assim, a obra original pôde ser reeditada, mas com o acréscimo de uma seqüência inédita, organizada por Coralio Bragança Pardo Cabeda, Gunter Axt, Maria Lúcia de Freitas Rodrigues Moritz e Ricardo Vaz Seelig.
“Da Vida para História – Reflexões sobre a Era Vargas” é uma coletânea das conferências realizadas em Porto Alegre em agosto de 2004, durante seminário internacional sobre os 50 anos da morte do ex-presidente Getúlio Vargas, que teve apoio cultural do Comung. Entre os 17 autores da obra, estão o brasilianista Thomas Skidmore e as pesquisadoras Marieta de Moraes Ferreira e Maria Celina D"Araujo, ambas do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea da Fundação Getúlio Vargas. A organização é de Gunter Axt, Omar L. Barros Filho, Ricardo Vaz Seelig e Sylvia Bojunga. A obra tem o patrocínio da CaixaRS e do governo do Estado.
De acordo com o Coordenador do Memorial do Ministério Público, Procurador de Justiça Ricardo Vaz Seelig, "a compilação das conferências neste livro traduz-se na busca de uma reflexão séria e aprofundada sobre o papel de Getúlio Vargas na implantação de um projeto de desenvolvimento que foi garantidor de um conceito de soberania nacional, tal como hoje o entendemos".
Os lançamentos serão realizados nesta segunda-feira (7/11), às 18h30min, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), na Praça da Alfândega, s/n, Centro.
Fonte: site do MP / jornalista Cristiane Pasquali Conceição