Tipo:
Notícias
João Ricardo Santos Tavares toma posse para o segundo mandato como presidente da AMP/RS
Reeleito para o biênio 2022-2024, promotor de Justiça foi empossado em
solenidade realizada nesta quinta-feira, 15 de dezembro, na sede do
Ministério Público gaúcho
Em um ato solene realizado no Auditório Mondercil Paula de Moraes, na sede do Ministério Público gaúcho, João Ricardo Santos Tavares tomou posse, no final da tarde desta quinta-feira, 15 de dezembro, para o seu segundo mandato como presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS). Ao lado de sua Diretoria Executiva e do seu Conselho de Representantes, o promotor de Justiça comandará a entidade no biênio 2022-2024. “Estar aqui, prestes a completar 30 anos como promotor de Justiça, pela segunda vez guindado ao honroso cargo de presidente da AMP/RS, em duas eleições, concorrendo em chapa única, no único pleito na instituição em que votam a totalidade de seus membros, ativos e jubilados, é uma honra e um orgulho sem par”, disse o presidente às autoridades e colegas presentes na cerimônia. Reconduzido ao cargo com 94% dos votos dos associados, João Ricardo é o 29° presidente da história da Associação.
Para administrar a AMP/RS pelos próximos dois anos, o presidente contará com o apoio da diretoria formada por Fernando Andrade Alves (vice-presidente Administrativo e Financeiro), André de Azevedo Coelho (vice-presidente de Núcleos), Henrique Rech Neto (vice-presidente de Valorização Funcional), Karine Camargo Teixeira (vice-presidente de Relações Institucionais), Márcia Regina Nunes Villanova (vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento) e Guacira Almeida Martins (vice-presidente de Jubilados). Também participam da gestão 2022-2024 os seguintes integrantes do Conselho de Representantes: Carlos Eduardo Vieira da Cunha, Frederico Carlos Lang, Lisiane Villagrande Veríssimo da Fonseca, Miguel Bandeira Pereira e Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e os suplentes Daniela Fistarol, Fernando César Sgarbossa e Maristela Schneider.
Cerimônia
Estiveram presentes na mesa principal o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles; o presidente reeleito da AMP/RS, João Ricardo Santos Tavares; o representante do governo do Estado, secretário-chefe adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas; a corregedora-geral do Ministério Público, Eva Margarida Brinques de Carvalho; o representante do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Júlio Cesar Finger; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Alexandre Postal; o comandante da 3ª Região Militar, Marcus Vinícius Fontoura de Melo; o defensor público-geral do Estado, Antonio Flávio de Oliveira; o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia; o prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes; e o presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardellotto.
Após a leitura do termo de posse, feita pelo promotor de Justiça Rudimar Tonini Soares, a nova Diretoria Executiva e Conselho de Representantes procedeu à assinatura do documento.
Em seu discurso, o presidente reeleito falou sobre o cenário de pandemia enfrentado durante o início de sua gestão, em 2020, e a mudança de hábitos acarretados por ela. O dirigente relatou a esperança de que, àquela altura, os desafios da pandemia tornariam as pessoas mais tolerantes e empáticas, o que não ocorreu. “O país ainda vive aguda polarização, em tristes tempos em que educação e gentileza são tão raras que, quando acontecem, chamam a atenção. Não conseguimos manter o mínimo diálogo respeitoso com aqueles que pensam diferente. Tudo tem que ter um lado e, se não é o meu, a divergência é encarada como algo a ser combatido e destruído”, lamentou.
Frente a isso, o dirigente elencou como maior desafio da atualidade a procura por consensos mínimos que possibilitem a pacificação e o equilíbrio das relações em todos os níveis. “É absolutamente necessário que a harmonia entre os poderes da república volte a imperar, e que ímpetos autoritários sejam contidos dentro dos limites da lei, independentemente de onde e de que poder estejam partindo. O exercício da autoridade tem seus limites, e necessita retomar as linhas legais estabelecidas constitucionalmente a cada um”, afirmou.
Na sequência, Tavares elencou alguns desafios da carreira dos promotores e procuradores de Justiça, especialmente a política remuneratória e o achatamento do valor do subsídio. O presidente eleito apontou a necessidade de restabelecer a valorização pelo tempo de serviço e o enfrentamento da sobrecarga atual de trabalho. “Não tenho dúvidas que, unidos, com muito trabalho e diálogo, avançaremos e encontraremos soluções. Se não podemos prometer resultados, podemos garantir muita dedicação e, tenham a certeza, de que não mediremos esforços para tentar alcançá-los”, prometeu. O presidente da Associação ainda agradeceu familiares, colegas de Diretoria, colaboradores e Administração Superior do MPRS, antes de encerrar desejando boas festas. “Um Natal abençoado a cada um e que 2023 seja leve a todos nós, ao Ministério Público brasileiro e ao Brasil. Viva o Ministério Público”, finalizou.
Após a solenidade, a Diretoria Executiva e Conselho de Representantes, juntamente com associados e demais autoridades, celebraram o começo da nova gestão e o aniversário de 81 anos da AMP/RS, em um jantar realizado na Casa Vetro.
Além dos componentes da esa, prestigiaram a solenidade de posse da nova diretoria da AMP/RS as seguintes autoridades:
Os ex-presidentes da AMP/RS Delmar Pacheco da Luz, Martha Silva Beltrame, Miguel Bandeira Pereira, Sérgio Hiane Harris e Victor Hugo Palmeiro De Azevedo Neto;
Os ex-procuradores-gerais de Justiça Augusto Borges Berthier, Eduardo de Lima Veiga, Fabiano Dallazen, Francisco de Assis Cardoso Luçardo, Roberto Bandeira Pereira e Simone Mariano da Rocha;
Os subprocuradores-gerais de Justiça Júlio César de Melo, Angela Salton Rotunno, Caroline Vaz e Benhur Biancon Junior;
O presidente do Sicredi/MP, Agenor Casarin;
O presidente da Apergs, Carlos Henrique Kaipper;
O presidente da Adpergs, Mário Silveira Rosa Rheingantz;
O vice-presidente e a 2ª vice-presidente financeira da Asdep, José Carlos Weber e Silvia Regina Coccaro de Souza;
O vice-presidente de Assuntos Institucionais da Ajufergs, Rafael Martins Costa Moreira;
O presidente da Ajuris, Cláudio Martinewski.
O presidente da Amatra IV, Márcio de Lima Amaral;
O presidente da Afisvec, Eduardo Jaeger;
O vice-presidente da Afisvec, Marcelo Ramos de Mello;
O corregedor-geral de Justiça, Giovanni Conti;
O secretário municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt;
A presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira;
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Alexandre Postal;
O deputado federal Marcel Van Hattem, representado pelo assessor Dirceu Quadros.
Últimas notícias
Loading...
Loading...