Inaugurada galeria de fotos dos ex-corregedores do MP
Foi inaugurada segunda-feira (14) a Galeria dos Ex-Corregedores-Gerais do Ministério Público. O evento ocorreu no Dia Nacional do Ministério Público e no ano em que a Corregedoria-Geral do MP do Rio Grande do Sul completa 50 anos.
A procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, destacou que a Corregedoria presenciou a evolução da Instituição, sobretudo com a Constituição Federal de 1988, que conferiu ainda maiores responsabilidades ao Ministério Público, com essencial atuação na vida da sociedade. Simone Mariano da Rocha acrescentou que os corregedores-gerais, em sua trajetória, na liderança de suas equipes, não dedicaram-se apenas à fiscalização e à correição discplinar, "mas principalmente, à orientação dos membros, disseminando a experiência de seus integrantes para as complexas e exigentes atuações do Ministério Público".
Para o presidente da Associação do Ministério Público, Marcelo Dornelles, a homenagem é emblemática e muito significativa, pois reconhece o trabalho dos corregedores na busca do cumprimento da lei. "Os novos tempos exigem um trabalho sério, correto e baseado em ideais", disse.
O ex-corregedor-geral Cezar Antonio Rigoni declarou que a inauguração da galeria é uma grande conquista que merece ser comemorada. E finalizou dizendo que a Instituição "tem vários braços e cabeças que se fazem unidas neste trabalho sempre a serviço da sociedade”.
O corregedor-geral do MP, Armando Antônio Lotti, destacou que o Ministério Público ostenta condição singular de guardião do Estado Democrático de Direito. Essa condição, acrescentou, foi moldada ao longo dos anos pelas ações diárias de Promotores e Procuradores de Justiça. Manifestou, ainda, "o respeito e admiração pela atuação dos colegas", afirmando que o cargo de Corregedor é o mais espinhoso da Instituição, mas que as funções desempenhadas "são exercidas com ilibada conduta e grandeza".
Prestigiaram o evento o desembargador Vicente Barrôco de Vasconcelos, representando o Tribunal de Justiça do Estado, a corregedora Dirce Dione Bravo Martins, representando a Defensora Pública do Estado, além de ex-Corregedores-Gerais do MP e integrantes da Administração Superior do Ministério Público.