Inaugurada foto de Pavan na galeria dos ex-presidentes da Assembleia
Deputados, servidores do Legislativo e representantes da sociedade civil e de instituições de Estado acompanharam, no início da tarde desta terça-feira (13), a solenidade de descerramento da fotografia do deputado Ivar Pavan (PT) na Galeria de Ex-Presidentes da Assembleia Legislativa, no 1º andar do Palácio Farroupilha. Pavan presidiu o Legislativo de 31 de janeiro de 2009 a 30 de janeiro de 2010. O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, prestigiou o evento.
Em seu discurso, o atual presidente da Casa, deputado Giovani Cherini (PDT) destacou o fato de um filho da roça ter ocupado o posto. “É um orgulho para quem recebe a homenagem, mas é também um orgulho para o Parlamento ter a possibilidade, na democracia, de ver pessoas do povo serem homenageadas”.
Ivar Pavan disse que ao assumir a presidência elegeu como foco a valorização do Parlamento. “E acredito que fomos bem sucedidos”, declarou. “Aproximamos o Parlamento da sociedade e produzimos um bom debate político”, avaliou. Também enalteceu o trabalho da Mesa Diretora e dos servidores da Casa: "Embora eu seja privilegiado pelo sistema presidencialista, divido a homenagem com toda a Mesa Diretora, com quem tomei decisões, e também com os servidores da Casa, porque a Mesa Diretora delibera e os servidores fazem acontecer”.
Trajetória
Em seu quarto mandato como deputado estadual, Ivar Pavan assumiu a presidência do Parlamento em 2009. O parlamentar foi líder de bancada e de partido por sete anos e líder do governo Olívio Dutra por três anos. Também foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aratiba, dirigente regional e estadual da Central Única dos Trabalhadores e coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens. Apoiou a criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais. Em sua trajetória, destacam-se ações em defesa de políticas públicas e fortalecimento dos movimentos sociais, rurais e urbanos.