Tipo:
Notícias
Grupo Literário analisa obra que relaciona prato típico à reconstrução da Alemanha após a II Guerra Mundial
Lançado na Alemanha em 1993 pelo escritor Uwe Tim, o livro “A descoberta da currywurst”
foi o centro das atenções do Grupo Literário da AMP/RS, na noite desta
quinta-feira (2). Reunidos na sala de convivência da sede
administrativa, promotores e procuradores de Justiça debateram a obra.
Lançado na Alemanha em 1993 pelo escritor Uwe Tim, o livro “A descoberta da currywurst” foi o centro das atenções do Grupo Literário da AMP/RS, na noite desta quinta-feira (2). Reunidos na sala de convivência da sede administrativa, promotores e procuradores de Justiça debateram a obra.
Baseado nas memórias de infância do narrador, o livro reivindica a invenção da currywurst para a cidade natal do autor anos antes da história oficial, que credita o prato nacional a uma cidadã de Berlim, Herta Heuwer – para os protestos hamburgueses. Tim argumenta que a currywurst, por reunir ingredientes tão distantes, só pode ter sido uma descoberta, e não uma criação coletiva. Mais: ao unir “o distante com o próximo” – o curry em pó, desconhecido por lá até a época da guerra, e a wurst tipicamente alemã –, o prato seria uma invenção representativa de uma época de recomeço do país.
PRESENÇAS
Participaram do encontro os colegas Aírton Zanatta, Ângela Dal Pós, Ângela Salton Rotunno, Avelino Collet, Ivana Battaglin, Luiz Sérgio Guilhon Risso, Mário Cavalheiro Lisbôa, Sílvio Miranda Munhoz e Synara Jacques Butteli.
PRÓXIMO ENCONTRO
No próximo encontro, previsto para 30 de junho, o livro em discussão será "Gracias por el Fuego", do urugujaio Mario Benedetti.
Últimas notícias
Loading...