Globo ecológico conscientiza contra drogas - Correio do Povo
Um globo gigante colocado ao lado das bilheterias da estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre, chamou a atenção dos usuários durante todo o dia de sábado. A iniciativa - que é fruto de uma parceria entre o setor de Relações Comunitárias da Trensurb e a microempresa Objetos Pedagógicos - teve como objetivo marcar o Dia Mundial de Luta contra as Drogas. Efetivamente, o globo ecológico, como era chamado pelos organizadores, funcionou como um espaço de alerta sobre os danos que o consumo de drogas, lícitas ou não, causa ao meio ambiente.
Os interessados observavam, por fora do globo, tudo o que o planeta oferece em termos de natureza, e por dentro - através de um curto vídeo educativo -, os prejuízos que são causados pelo consumo das drogas em geral. A cada hora, dezenas de pessoas, movidas pela curiosidade, procuravam o pequeno espaço para entender a questão.
Segundo o idealizador do projeto, Jarbas Erich Barboza, a iniciativa faz um link entre o consumo de drogas e a questão do meio ambiente. "Dados científicos informam que 25% das queimadas no Brasil se originam a partir das baganas de cigarros", alertou Barboza. Além disso, de acordo com ele, milhões de árvores são cortadas para possibilitar a produção de fumo. No que se refere à cocaína, Barboza destacou que a produção de um grama do entorpecente provoca a destruição de quatro metros quadrados de florestas.
Para a usuária da Trensurb Mariângela Carraro, que assistiu ao vídeo no globo, as informações educativas podem e devem ser seguidas por todos. "Será maravilhoso para a população", ressalta ela.
O chefe do Setor de Relações Comunitárias da Trensurb, Cláudio Gilberto Carvalho Teixeira, disse, por meio da Assessoria de Imprensa da empresa, que a preocupação com o meio ambiente está sempre presente nas ações realizadas. "Essa exposição tem um olhar diferenciado, pois conecta o uso de drogas, por si só um problema, com a degradação do meio ambiente", explica. Outras campanhas sobre o tema são realizadas pela Trensurb, como o Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas no Trabalho e na Família.
Fonte: Correio do Povo, 28 de junho de 2010