Gilberto Thums e Marcos Rolim debatem o desarmamento na Amprgs
As questões relacionadas ao referendo de 23 de outubro deste ano serão discutidas no evento “Desarmamento em debate”. Para isso, a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Amprgs) convidou o ex-deputado federal e consultor em segurança pública e direitos humanos Marcos Rolim e o procurador Gilberto Thums. O encontro será realizado na próxima quinta-feira (25/8) às 18h30min, na Amprgs (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 501), em Porto Alegre. A entrada é aberta a todos os interessados.
O professor universitário Gilberto Thums é autor do livro Estatuto do Desarmamento – Fronteira entre a racionalidade e a razoabilidade, cuja proposta é possibilitar uma discussão entre os profissionais do Direito acerca da incoerência de certas normas, da irracionalidade de outras e da pertinência e razoabilidade de algumas. Para o procurador, contudo, é imprescindível um controle sobre a venda e a circulação de armas de fogo.
Rolim afirma que o Estatuto do Desarmamento tem recebido muitas críticas, especialmente daqueles que não o leram. “Deveríamos estar debatendo com profundidade o tema, mas há duas grandes barreiras a superar: o preconceito e o gosto pela simplificação”, afirma o jornalista e consultor da Unesco, que, por mais de um ano, morou em Oxford, na Inglaterra, onde desenvolveu uma pesquisa sobre o assunto “Experiências Exitosas de Segurança Pública”, na Oxford University.
Mais informações sobre “Desarmamento em Debate” na Amprgs, pelo fone (51) 3224-1933.