Gaúcho toma posse como presidente do TST
Os ministros Ronaldo Lopes Leal e Rider Nogueira de Brito tomam posse nesta segunda-feira (17/4) como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O ministro Luciano de Castilho Pereira tomará posse no cargo de corregedor-geral da Justiça do Trabalho. Autoridades dos três Poderes da República confirmaram presença na solenidade, que terá início às 19h. A sessão solene de posse será aberta oficialmente pelo presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, após o anúncio da composição da mesa que terá a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na oportunidade, os demais ministros do TST ocuparão seus lugares na bancada.
Em seguida, o Hino Nacional será executado por músicos do tradicional Clube do Choro de Brasília. Após a execução do hino, o ministro Vantuil Abdala terá a palavra para sua última manifestação à frente da presidência do TST, antes de transmitir o cargo ao presidente eleito. Tão logo o ministro Ronaldo Leal, nascido em São Jerônimo (RS), preste o compromisso de posse e assine o respectivo termo, passará a ocupar a presidência do TST e seu primeiro ato oficial será dar posse aos ministros Rider de Brito e Luciano de Castilho.
Após a posse, a palavra será dada à ministra Rosa Maria Weber que fará a saudação aos novos dirigentes do TST em nome dos demais ministros. A procuradora-geral do Trabalho, Sandra Lia Simon, discursará em seguida. Logo após, o secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Raimundo Cezar Britto falará em nome OAB. O presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), José Nilton Ferreira Pandelot, também terá a palavra na solenidade. No encerramento da cerimônia, os músicos do Clube Choro tocarão o Hino do Rio Grande do Sul.
Fonte e foto da capa: Site do TST