Em entrevista à Rádio Guaíba, presidente da AMP/RS destaca a importância do combate às notícias falsas
Durante entrevista à Rádio Guaíba, o presidente da AMP/RS destacou, nesta quarta-feira, 22 de maio, o lançamento da campanha "Diga não à mentira", voltada para combater a divulgação e o compartilhamento de fake news, principalmente, em meio a maior catástrofe climática do Rio Grande do Sul.
Por meio das redes sociais, entidades de classe que integram o sistema de Justiça, intensificaram as ações para conscientizar o público sobre a proliferação e os prejuízos que as notícias falsas trazem para a sociedade.
O movimento é composto pelas associações do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), das Defensoras e Defensores Públicos do RS (ADPERGS) e dos Procuradores do Estado do RS (APERGS).
"Nosso principal objetivo com a campanha é esclarecer a opinião pública da necessidade de se averiguar os fatos que são recebidos para serem compartilhados somente quando forem checadas a vericidade das matérias. Essas notícias falsas que estão sendo transmitidas atrapalham e muito as boas ações que estão sendo feitas no Estado neste momento de calamidade”, enfatiza o presidente.
A manifestação de João Ricardo foi reforçada durante entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, apresentado pela jornalista Taline Oppitz.
Confira aqui o manifesto conjunto de combate as fake news nas redes sociais, especialmente no WhatsApp.