Crack: plano prevê dobro de leitos - Correio do Povo
O governo pretende dobrar o número de leitos para tratar dependentes químicos nos hospitais gerais. Segundo a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, serão destinados, de imediato, R$ 90 milhões para ampliar as vagas de 2,5 mil para 5 mil.
Essa ação faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack, lançado ontem pelo presidente Lula. O plano terá R$ 410 milhões este ano. O ministério pretende tornar 110 centros especializados em álcool e drogas (Caps-AD), em cidades com mais de 250 mil habitantes, em Caps III, operando 24 horas por dia.
Durante a Marcha dos Prefeitos, Lula assinou o projeto que será enviado ao Congresso. Segundo ele, haverá capacitação de líderes locais para conscientização. "Não vamos deixar uma geração de jovens brasileiros perder um futuro cada vez mais promissor", disse o presidente.
O presidente da Famurs, Marcus Vinícius de Almeida, elogiou o plano, mas alertou que as prefeituras já vêm utilizando sua estrutura para combater a epidemia. "Se houver necessidade de investir mais recursos, não teremos condições."
Fonte: Correio do Povo, 21 de maio de 2010