Tipo:
Notícias
Coquetel marca celebração dos 80 anos da Associação do Ministério Público gaúcho
Evento reuniu associados, autoridades e convidados na sede campestre da AMP/RS
Há exatos 80 anos, no dia 8 de outubro de 1941, era fundada a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com o objetivo de congregar e defender promotores e procuradores de Justiça e lutar pelas suas prerrogativas e pela sua atuação livre e independente. Para marcar a data, foi promovido, na noite desta sexta-feira, 8 de outubro, um coquetel de celebração na sede campestre da entidade com a presença de associados, autoridades e convidados, entre eles o governador do Estado em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior.
A solenidade começou com a entrega da Comenda Dirceu Pinto, instituída em março de 1996 como uma homenagem àqueles que se destacaram no desenvolvimento e na defesa do Ministério Público e de seus membros. Receberam a honraria Martha Beltrame, promotora de Justiça e presidente da AMP/RS na gestão 2018-2020; Paulo Natalicio Weschenfelder, atual diretor do Departamento do Memorial; Sara Duarte Schütz, primeira mulher eleita para um cargo diretivo na AMP/RS, na gestão 1994-1996; e Sérgio Ilha Moreira, deputado emérito da Assembleia Legislativa do Estado. O presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, também foi condecorado. A entrega da honraria ao promotor de Justiça paraense foi realizada no dia 30 de setembro, durante a sua passagem por Gramado, onde participou do evento "O Ministério Público de Uma Nova Era: Reflexões e Projeções".
Após a entrega da Comenda Dirceu Pinto, o presidente da Associação, João Ricardo Santos Tavares, fez o uso da palavra. “É uma alegria muito grande receber todos aqui nesta Associação, porque ‘associação’ representa união. E esta união nunca foi tão importante como está sendo agora, já que estamos vivendo um dos momentos mais graves da nossa história e devemos estar unidos para enfrentá-lo juntos”, destacou o presidente, referindo-se à PEC 5/2021, que tramita no Congresso Nacional e ameaça a independência do Ministério Público. Na sequência do discurso, João Ricardo parabenizou os homenageados com a Comenda Dirceu Pinto, ressaltando, individualmente, as razões para o recebimento da honraria. Por fim, o presidente da AMP/RS agradeceu pela presença de todos e fez um reconhecimento especial à vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Karina Bussmann, e a toda equipe responsável pela organização do evento comemorativo aos 80 anos da AMP/RS.
Primeira mulher eleita para um cargo diretivo na AMP/RS na gestão 1994-1996, Sara Duarte Schütz falou em nome dos homenageados. “Este é um momento de dupla comemoração, porque, além da Comenda, festejamos os 80 anos da nossa querida Associação, nossa segunda casa”, afirmou.
Em seguida, a manifestação foi do procurador-geral de Justiça do Estado e ex-presidente da AMP/RS, Marcelo Lemos Dornelles, que cumprimentou a atual diretoria executiva pelo trabalho que vem realizado na Associação e parabenizou a todos pela passagem da data. “São 80 anos desta Associação, a segunda mais antiga Associação do Ministério Público do Brasil e a mais antiga associação da área jurídica do Rio Grande do Sul. Para mim foi uma grande honra ter sido presidente desta entidade”, afirmou o procurador-geral de Justiça, que encerrou a fala conclamando a todos para se unirem, mais do que nunca, em defesa do Ministério Público diante da ameaça da PEC 5/2021.
O governador em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior, também fez um rápido pronunciamento sobre os 80 anos da AMP/RS. “Trago o abraço fraterno, o carinho e o respeito a esta Instituição de parte do nosso governador Eduardo Leite, que se encontra liderando uma missão empresarial na Europa”, afirmou. Ao encerrar a sua fala, o governador em exercício ressaltou a relevância do Ministério Público e se colocou ao lado da Instituição na defesa de sua independência funcional, desejando vida longa à Associação.
Autoridades presentes
Além da diretoria executiva da AMP/RS para o biênio 2020-2022, formada pelo presidente João Ricardo Santos Tavares; pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, André de Azevedo Coelho; pelo vice-presidente de Núcleos, Fernando Andrade Alves; pelo vice-presidente de Valorização Funcional, Henrique Rech Neto; pela vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Karina Bussmann; e pelo vice-presidente de Jubilados, Cláudio Barros Silva, estiveram presentes no coquetel de celebração dos 80 anos da Associação as seguintes autoridades:
- Governador do Estado do RS em exercício, delegado Ranolfo Vieira Júnior
- Procurador-geral de Justiça do Estado, Dr. Marcelo Lemos Dornelles
- Presidente do Tribunal de Justiça do RS, ex-procurador-geral de Justiça do Estado e ex-presidente da AMP/RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes
- Secretário-geral do Ministério Público, Dr. Ricardo Schinestsck
- Chefe do Gabinete do procurador-geral de Justiça do Estado, Dr. Luciano de Faria Brasil
- Secretário-chefe da Casa Civil Adjunto, Bruno Pinto de Freitas
- Subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Dr. Júlio Cesar de Melo
- Ex-presidente da AMP/RS, Dr. Delmar Pacheco da Luz
- Ex-presidente da AMP/RS, Dra. Martha Silva Beltrame
- Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho, Dr. Tiago Malmann Sulzbach
- Presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do RS, delegado Fernando Edson Domingues Soares
- Vice-presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do RS, delegada Sílvia Cócaro de Souza
- Presidente da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual e da Federação das Associações das Carreiras do Estado, Marcelo Ramos de Melo
- Presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Dr. Fábio Roque Sbardellotto
- Presidente da Sicredi-MP, Dr. Agenor Casaril
- Representante da Associação dos Oficiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente-coronel Jorge Alvorcem
- Ex-procurador-geral de Justiça do Estado e ex-presidente da AMP/RS, Dr. Paulo Olimpio Gomes de Souza
- Ex-procuradora-geral de Justiça do Estado, Dra. Simone Mariano da Rocha
- Ex-procurador-geral de Justiça do Estado e ouvidor do Ministério Público, Dr. Eduardo de Lima Veiga
- Ex-procurador geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen
- Presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado, Dr. Mário Silveira Rosa Rheingantz
- Vice-presidente da Associação dos Procuradores do Estado, Dra. Patrícia Dall’Acqua
Últimas notícias
Loading...
Loading...