Tipo:
Notícias
Conexão Mulher promove palestra com médica psiquiatra sobre ansiedade na pandemia
Transmitido ao vivo pela internet, o evento foi realizado na noite da quinta-feira, 15 de julho
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) promoveu, na noite desta quinta-feira, 15 de julho, uma edição especial do Conexão Mulher. Com a participação da médica psiquiatra Denise Luchsinger Blaya Rocha, o evento abordou o tema “A ansiedade feminina em tempos de pandemia”. Transmitida ao vivo pela internet, a palestra teve mediação da vice-presidente de Mobilização Social e Relacionamento, Karina Bussmann, e da diretora do Departamento de Mulheres, Andréa Machado.
Na abertura, Karina Bussmann apresentou a palestrante e destacou a importância de debater a ansiedade feminina de forma singular e abordar suas peculiaridades durante a pandemia. “Toda a alteração da rotina que tivemos neste contexto, especialmente agora em que as atividades presenciais estão retornando e se somam a todos os novos tipos de demandas virtuais, gerando uma imensa sobrecarga e angústia já que entram a qualquer momento do dia. Neste evento, discutimos maneiras de controlar a ansiedade e a angústia. Vimos que a ansiedade é necessária para nos fazer crescer e também vimos como controlá-la quando ela se torna nociva”, enfatizou a promotora de Justiça.
Em sua fala, Denise Luchsinger Blaya Rocha explicou como a ansiedade causa disfunções no trabalho, na execução de tarefas domésticas e distúrbios alimentares. Além disso, a especialista explicou como o sentimento de isolamento causado pela pandemia agrava estes transtornos. “Falar sobre ansiedade em si, mesmo sem levar em consideração a pandemia, já é um tema amplo. No momento em que estamos vivenciado, as peculiaridades se ampliam, pois tivemos que nos adaptar em diversos aspectos em situações diferentes que nunca pensamos que passaríamos”, pontuou.
O debate gerou boa repercussão entre as participantes, que, por meio dos comentários da transmissão, enalteceram a iniciativa da AMP/RS e enviaram questionamentos. Entre as mensagens positivas enviadas, a procuradora de Justiça Christianne Pilla Caminha, que participava da atividade, elogiou a explanação da psiquiatra. “A palestrante tocou em um ponto crucial sobre como vencer a ansiedade, foi excelente a explicação”, disse.
Últimas notícias
Loading...
Loading...