Começa o Projeto Veraneio Cidadão 2006
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou nesta terça-feira (03/01), em Tramandaí, o Projeto Veraneio Cidadão 2006. Esta é a oitava edição do programa que tem o objetivo de qualificar o atendimento as demandas dos moradores do Litoral Norte e também do grande número de veranistas que se deslocam para as praias gaúchas nesta época do ano. Durante os meses de janeiro e fevereiro, 35 promotores de Justiça, entre titulares daquelas comarcas e outros que estão sendo deslocados para o Litoral, atenderão à comunidade, tendo como sede os municípios de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. O Coordenador do Projeto Veraneio Cidadão é o promotor de Justiça Carlos Alberto de Araújo e o Coordenador Administrativo no Litoral é o promotor de Justiça Júlio Alfredo de Almeida.
Durante o lançamento do Projeto, que teve a presença da vice-presidente administrativa e financeira da Amprgs, Simone Mariano da Rocha, o procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, disse que a intenção da instituição é priorizar o atendimento no Litoral, em função do grande número de gaúchos que por aquela região circulam. “Estamos disponibilizando uma grande estrutura de promotores de Justiça e servidores para melhor atender às necessidades locais”. Bandeira Pereira acrescentou que o desejo do Ministério Público é resolver todas as demandas que angustiam a população litorânea. “Este é o momento em que reassumimos o compromisso de trazer paz e fraternidade para as pessoas que aqui residem e veraneiam”.
Simone Mariano da Rocha também destacou a importância da iniciativa: "Trata-se de Programa que já atingiu identidade institucional e consolida nosso investimento em cidadania".
Para o prefeitode Torres e presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte, João Alberto Machado Cardoso, é de fundamental importância a atenção que o Ministério Público dispensa para as cidades litorâneas e seus anseios: “Queremos aproximar cada vez mais nossa relação para trazer benefícios para a comunidade”. O prefeito de Tramandaí, Edegar Munari Rapaki, destacou que o lançamento do Projeto Veraneio era aguardado com expectativa pela população. “Esta iniciativa serve como proteção dos direitos do cidadão gaúcho. Vai contribuir certamente para que nosso veraneio seja melhor”, disse o chefe do Executivo. Também presente ao encontro, o Secretário Estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, frisou a necessidade de um trabalho cooperativo para que as agressões ambientais no Litoral possam receber respostas rápidas e eficientes.
O cidadão que necessitar de qualquer auxílio do Ministério Público deve se dirigir a um dos seguintes endereços: em Tramandaí, na rua Vergueiro, 205 ou pelo fone (51) 3661-2390. Em Capão da Canoa, na rua Peri, 1645 ou pelo fone (51) 3625-2502 e, ainda, em Tramandaí, na rua Leonardo Truda, 626 ou pelo fone (51) 3664-1788.
Fonte: site do MP