Comarcas do litoral encampam campanha sobre <br> os perigos da venda de bebidas para crianças e adolescentes
No fim de semana, a vice-presidente administrativa e financeira da Amprgs, Simone Mariano da Rocha, levou cartazes da campanha "Não seja criminoso! Vender bebida para crianças e adolescentes é contra a lei" ao Litoral, onde as promotoras Caroline Vaz Salim e Mariana de Azambuja Pires coordenam uma campanha de conscientização. "Faz parte da atuação político-institucional da Associação buscar o esclarecimento e combater o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes. Por isso, apoiamos as ações integradas dos promotores de Justiça", esclareceu Simone.
No verão de 2005, a Amprgs, em parceria com a ONG Vida Urgente, lançou a campanha contra a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade em Capão da Canoa. Este ano, Caroline e Mariana estão coordenando as atividades de orientação sobre o tema nos quiosques à Beira-Mar de Tramandaí e em alguns estabelecimentos do centro da cidade. As promotoras fazem parte da Operação Veraneio, designadas para a Infância e Juventude de Tramandaí (as comarcas oficiais das promotoras são Cachoeirinha e Lagoa Vermelha, respectivamente), e contam com a parceria do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) e da Brigada Militar de Tramandaí, além do apoio do Conselho Tutelar local. O DECA entregou uma notificação oficial sobre a proibição da venda para crianças e adolescentes aos estabelecimentos. Os cartazes de conscientização da Amprgs estão servindo de material de divulgação da campanha.
O objetivo desta operação, segundo Caroline, é reduzir a venda e, conseqüentemente, os problemas ocasionados pelo consumo de bebidas por menores de idade, que aumenta de forma significativa a ocorrência de brigas, vandalismo e violência no Litoral. No alvo da conscientização, estão os comerciantes, os pais e a comunidade local. "Felizmente, as pessoas estão aderindo à campanha. Percebemos os comerciantes cada vez mais alertas", comemora a promotora.
No próximo dia 14 de janeiro, a campanha agregará as demais comarcas do Litoral (Torres, Capão da Canoa e Cassino) em uma atividade em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). Uma grande caminhada será realizada concomitantemente nos municípios das promotorias, com entrega de panfletos para a comunidade.
Foto interna: site do MP