Collares se solidariza com MP por <br>causa das conseqüências do Pacto
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) tem participado de reuniões para avaliar as repercussões do Pacto Pelo Rio Grande no âmbito do Ministério Público. “Queremos levar aos colegas o cenário com o propósito de compartilhar a atual situação pela qual passa a instituição a fim de que possamos, uma vez mais, a exemplo do que ocorreu no passado, assegurar o pleno desenvolvimento do MP”, afirma o presidente da Associação, Carlos Otaviano Brenner de Moraes.
O procurador de Justiça lembra que a entidade tem perfeita noção de que a redução do orçamento relacionada ao MP é absolutamente inexpressiva diante do custo da máquina do Estado do Rio Grande do Sul. “Representa 0,15% do orçamento de R$ 19,5 bilhões”, contabiliza Otaviano.
“Em razão disso, a Associação tem uma certa dose de preocupação com outras ações que, com a justificativa de otimização de recursos públicos, possam colocar em xeque as prerrogativas e a autonomia do MP”, acrescenta o presidente que, na tarde desta segunda-feira (17/7), recebeu a visita do candidato ao governo do Estado pelo PDT, Alceu Collares, e de alguns colaboradores.
“Vim me solidarizar com o Ministério Público que, junto a outros poderes, foi manietado por um grupo de deputados. Grande parte deles não tem a menor consciência do mal que fez ao Rio Grande do Sul. A emenda que reduz o orçamento dos poderes de 10% para 3% é inconstitucional exatamente porque não respeito os poderes”, diz Collares. “Essa decisão não resolve o desequilíbrio financeiro do Estado”, finaliza o candidato.
Otaviano aproveitou a oportunidade para entregar a Collares uma obra de arte, assinada pela artista plástica Glória Corbetta. “Era uma homenagem programada há algum tempo, porém ainda não tínhamos encontrado uma ocasião adequada”, explica o presidente da AMP/RS que também fez o convite para que Collares participe do VIII Congresso Estadual do MP, de 3 a 5 de agosto, em Canela. Otaviano destacou que o pensamento da classe, expresso por meio da plenária final, será levado ao conhecimento de todos os candidatos ao governo do Estado. Collares agradeceu e prometeu ir a Canela.
Os vice-presidentes da Associação Simone Mariano da Rocha e Fabiano Dallazen e o ex-presidente da AMP/RS Paulo Emílio Jenisch Barbosa também recepcionaram Collares.