Chefe de reportagem do Jornal <br> Correio do Povo no Meio-dia na Terça
Uma das jornalistas mais experientes da mídia gaúcha foi a convidada do Projeto Meio-dia na Terça (20/6). Jurema Josefa, ou Jur como é conhecida entre os colegas na redação do Correio do Povo, começou a trabalhar em jornal mesmo antes de se formar, em 1975, na Famecos. “O meu início ocorreu em 1972 no Diário de Notícias. Depois, em 1974, fui para a Folha da Tarde. Em 1986, me transferi para a Zero Hora e, desde 1993, estou no Correio do Povo”, lista Jurema, confirmando a passagem por alguns dos principais veículos do Rio Grande do Sul. No Pub do oitavo andar da AMP/RS, ela compartilhou a mesa com o presidente Carlos Otaviano Brenner de Moraes e vários outros associados.
Versátil, Jurema atuou em praticamente todas as editorias e áreas que constituem um jornal diário – cidade, transportes/rural, tradição gaúcha versus folclore em variedades (cultura), medicina, turismo e geral. Na Economia, trabalhou como repórter e, mais tarde, como subeditora. “Por fim, como repórter, cobri várias eleições em editoria de Política. Depois cobri judiciário, com tribunais e Ministério Público”, complementa.
Em três décadas, a cobertura mais marcante foi o incêndio das lojas Renner. “Foram vários dias de envolvimento total. Tanto que jamais me esqueci daquela tragédia”, diz a jornalista que, desde 2004, é chefe de reportagem do CP na parte da tarde e à noite.