Menu de serviços
Tipo:
Notícias

Auditório lotado na abertura da 3ª Semana do Ministério Público de Pelotas

Operadores do Direito, acadêmicos e estudantes de Pelotas  estiveram reunidos na noite de quarta-feira (26), na sede das Promotorias na cidade, acompanhando a abertura da 3ª Semana do Ministério  Público. Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha,  além de representantes do Executivo e Legislativo municipais, Judiciário e OAB.

27/08/2009 Atualizada em 21/07/2023 10:58:34
Compartilhe:
1251405314.jpg



Operadores do Direito, acadêmicos e estudantes de Pelotas  estiveram reunidos na noite de quarta-feira (26), na sede das Promotorias na cidade, acompanhando a abertura da 3ª Semana do Ministério  Público. Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha,  além de representantes do Executivo e Legislativo municipais, Judiciário e OAB.





O coordenador das Promotorias de Pelotas, Paulo Roberto Charqueiro, abriu o evento saudando a presença de todos e destacando a importância dos temas escolhidos para nortear as discussões este ano: o combate ao crack;  a criança e o adolescente; o crime organizado e o novo momento do processo penal.



O presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, foi o primeiro palestrante do evento. Coube a ele falar sobre o avanço do crack no Rio Grande do Sul e seus efeitos na sociedade, tema da campanha que a entidade desenvolve desde o dia 14 de maio deste ano. Além de apresentar resultados desta cruzada, que já atingiu cerca de 20 mil pessoas, através de mais de 40 intervenções em todo o Estado, o presidente falou sobre o papel do Ministério Público no combate à droga. “O crack está presente nas diversas áreas de atuação do Ministério Público, da criminal aos direitos humanos. Por isso, acabamos sentindo de diferentes maneiras o crescimento do consumo da droga, seja na falta de estrutura para o atendimento ou na mudança do perfil da violência urbana”, disse ele.

plateia_300.jpg

Na opinião de Dornelles, a formação de redes sociais é o caminho mais eficiente de combate ao crack. “Nós, enquanto agentes públicos, temos que ter a humildade de admitir que não podemos agir sozinhos na luta contra esta poderosa droga.  É preciso unir esforços para atuar de forma integrada na repressão, tratamento e, principalmente, na prevenção”.









Evento contou com presença significativa dos promotores da região



O trabalho integrado da rede pública em benefício da sociedade também foi

destacado pela procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, porém, com o olhar voltado para a população infanto-juvenil. Com larga experiência na área, ela ressaltou alguns avanços das políticas públicas nos últimos 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas destacou que ainda é preciso avançar muito.



simone_pel.jpg

“O Estatuto não é uma legislação romântica. Talvez nós sejamos incompetentes enquanto sistema”, disse ela, acrescentando que a distância entre o que está na lei e a realidade só poderá ser diminuída através de um olhar responsável, capaz de avaliar conquistas e projetar metas a serem conquistadas.



Após as palestras da noite, o grupo Filhos do Sol  fez uma apresentação musical. Formado por crianças abrigadas, o grupo faz parte do projeto Um futuro com arte, da Promotoria da Infância e Juventude de Pelotas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania.



Prestígio

Estiveram presentes no evento, os subprocuradorores-gerais Delmar Pacheco da Luz e Ana Maria Schinestsck, o subcorregedor-geral, Luiz Cláudio Varela Coelho, o chefe de gabinete, Benhur Biancon Junior, o coordenador do Núcleo da AMP/RS em Pelotas, Rogério Caldas, e os promotores Victor Hugo de Azevedo Neto, Martha Weiss Jung, Edson Vitt Fernandes, José Olavo Bueno dos Passos, Maria Laura Luzardi, Maria do Rosário Rodrigues, Maria Fernanda Pitrez, Décio Luis da Mota,  Paulo Gilberto Vieira, Guilherme Kratz, Jaime Chatkin, Andrea Torres, Isnar Corrêa, Cláudia Rodrigo Pegoraro e Luana Rocha Ribeiro.

plateia_2_300.jpg



































Casa lotada: cerca de 150 pessoas acompanharam o evento





filhos_do_sol_300.jpg



































Grupo musical Filhos do Sol


Últimas notícias
/arquivos/AMP_4216
Loading...

Novos associados conhecem as instalações da sede administrativa da AMP/RS

27/11/2024
/arquivos/WhatsApp Image 2024-11-25 at 17.25.10
Loading...

Núcleo de Inovação e Tecnologia promove webinar "Infiltração Online por Malware (Policeware)"

27/11/2024
/arquivos/projeto pescar
Loading...
Notícias

AMP/RS participa da inauguração da nova sede Fundação Projeto Pescar

26/11/2024
/arquivos/1
Loading...

Dia da Consciência Negra – compromisso com a igualdade, a justiça e a dignidade humana

22/11/2024