Tipo:
Notícias
Associação inaugura foto de Victor Hugo Azevedo em sua Galeria de Ex-Presidentes
Em solenidade marcada pela presença da Administração Superior,
ex-presidentes da AMP/RS, dezenas de colegas e familiares, o promotor de
Justiça Victor Hugo Azevedo foi homenageado, nesta sexta-feira (11),
pela diretoria da entidade de classe com o descerramento de sua
fotografia na Galeria dos Ex-Presidentes. O evento encheu de emoção e
alegria a Sala Conselheiro Dr. Clóvis Goulart Ponzi, onde
tradicionalmente são realizadas as reuniões de diretoria e assembleias
de associados. Após as manifestações do presidente da Associação, Sérgio
Harris; do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles; o
homenageado fez um discurso com grande sentimento e foi efusivamente
cumprimentado. Um almoço de confraternização foi realizado ao final da
cerimônia, no Restaurante Copacabana.
Em solenidade marcada pela presença da Administração Superior, ex-presidentes da AMP/RS, dezenas de colegas e familiares, o promotor de Justiça Victor Hugo Azevedo foi homenageado, nesta sexta-feira (11), pela diretoria da entidade de classe com o descerramento de sua fotografia na Galeria dos Ex-Presidentes. O evento encheu de emoção e alegria a Sala Conselheiro Dr. Clóvis Goulart Ponzi, onde tradicionalmente são realizadas as reuniões de diretoria e assembleias de associados. Após as manifestações do presidente da Associação, Sérgio Harris; do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles; o homenageado fez um discurso com grande sentimento e foi efusivamente cumprimentado. Um almoço de confraternização foi realizado ao final da cerimônia, no Restaurante Copacabana.
Ao abrir a cerimônia, o presidente da Associação, Sérgio Harris, exaltou a capacidade e o engajamento de todos os colegas que experimentam a atividade associativa. "Nossas reuniões de diretoria são feitas sob a inspiração de todos os ex-presidentes, que construíram a história de nossa entidade de classe e da Instituição. Olhamos para essas fotos de ex-presidentes, expostas na parede, e lembramos de histórias de desafios, conquistas, derrotas e lutas pelas quais a entidade já passou. Pois agora chegou o momento de agregarmos mais um presidente valoroso nessa galeria", disse.
NOS PASSOS DO PAI
O dirigente destacou o espírito ministerial do homenageado desde jovem, quando acompanhava o pai, também promotor. "Foi uma época em que o MP era muito diferente de hoje. Victor Hugo foi promotor dedicado em todos os lugares por onde passou. E fez amizade em todas as comarcas. Identificado com a instituição e amigo dos colegas que fez. E, por falar em amizade, entro em um terreno muito árido, pois o sentimento que tenho em relação ao Victor não se traduz em palavras". Harris também discorreu acerca das características de seu antecessor no cargo de presidente da AMP/RS. "És dono de uma aguçada percepção da realidade e capacidade ímpar de transformar isso em palavras. Tens em mim um admirador da tua gestão, dos discursos e textos. Conseguiste impregnar no espírito associativo, mesmo nos tempos conturbados que passamos, especialmente no início, aquela atmosfera de consenso, de paz, de luta, atuação e, acima de tudo, de que somos colegas e amigos, com o mesmo objetivo. Agradeço ao destino por ter a oportunidade ser o presidente nessa ocasião de descerramento da tua foto", finalizou Sérgio Harris.
ARROJO E EQUILÍBRIO
Por sua vez, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, que era o presidente da entidade em 2011, quando renunciou para integrar a Administração Superior, e tinha Victor Hugo como vice-presidente administrativo e financeiro, chegou a ter os olhos marejados ao falar do amigo. "É um momento de muita emoção, pois nossa história começa em Cruz Alta. Tive lá um amigo, que foi muito importante na minha carreira. Fui encontrando o equilíbrio, com o apoio do Victor Hugo. Isso tudo me marcou e me moldou para que chegasse à presidência da Associação e, hoje, à chefia institucional. Não podemos perder o arrojo, a capacidade de indignação e enfrentamento, mas sempre com equilíbrio e a ponderação necessários a todos os membros do MP". Dornelles lembrou do papel importante desempenhado por Victor Hugo ao conduzir, de forma serena, a transição entre as duas gestões. O procurador-geral ressaltou, também, a sabedoria de seu sucessor no estabelecimento de uma relação independente, porém parceira da Administração Superior. "Soubeste conduzir essa situação com muita capacidade. Tu és uma figura muito especial", completou Marcelo Dornelles.
ATIVIDADE MINISTERIAL É "OBRA COLETIVA"
Na sequência do descerramento da fotografia e dos aplausos efusivos, o ex-presidente Victor Hugo Azevedo dirigiu-se aos presentes. "Agradeço a presença de todos os amigos nas figuras de meus dois amigos, Sérgio e Marcelo. Quero tentar expressar o sentimento de gratidão que me domina nessa hora". Após referir-se aos servidores da Associação, o vice-presidente da CONAMP ressaltou que a atividade ministerial é uma obra coletiva. "Cada um colocando seu tijolo nesse edifício, que é o MP brasileiro. E nada é mais representativo que essa galeria de ex-presidentes e suas respectivas diretorias. Foram eles que criaram essa prestigiada e qualificada entidade, que o Marcelo e eu, ontem e anteontem, respectivamente, dirigimos, e o Sérgio hoje conduz". Victor Hugo também destacou os colegas que integraram sua administração entre 2011 e 2014. "Imprimimos, pela dedicação de todos, uma administração absolutamente compartilhada. Não havia, e não há hoje, distinção de cargos. Todos participam de tudo, de acordo com sua disponibilidade, interesse e circunstâncias pessoais. Isso é fundamental para que a Associação realmente funcione. Embora sobrecarregados, os colegas nunca faltaram a um chamamento quando em momentos de necessidade. Essa é a nossa luta, na Associação. E há muita gente torcendo contra o MP. Precisamos estar coesos para enfrentar essa guerra que se vislumbra num horizonte próximo em relação ao MP brasileiro por razões que todos nós conhecemos. Muito obrigado a todos", encerrou Victor Hugo Azevedo.
PRESENÇAS
Prestigiaram o evento os vice-presidentes da Associação, Martha Beltrame, Andréa Almeida Machado, João Ricardo Santos Tavares e Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco; o tesoureiro, Tiago de Menezes Conceição; e o secretário, Marcelo Tubino Vieira; os subprocuradores-gerais Fabiano Dallazen, Ana Petrucci e Paulo Emílio Barbosa; a chefe de Gabinete da PGJ, Karin Sohne Genz; a subcorregedora-geral do MP, Noara Bernardi Lisboa; o presidente da FMP, David Medina da Silva; o secretário estadual da Justiça e dos Direitos Humanos, César Faciolli; e o ex-presidente da AMP/RS, Miguel Bandeira Pereira, além de promotores e procuradores de Justiça e servidores do Ministério Público e da Associação.
Últimas notícias
Loading...