Associação dos Procuradores e AMP avaliam parceria em projeto social
O presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul, Telmo Lemos Filho, e a vice, Fabiana da Cunha Barth, estiveram na sede da AMP/RS na tarde desta segunda-feira. Em visita ao presidente Marcelo Dornelles, eles propuseram a adoção de uma parceria entre as duas entidades para a implantação de uma unidade do Projeto Pescar. A questão será avaliada oportunamente pela Associação do MP.
O PROJETO
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social. Os cursos oferecidos contemplam oito áreas de formação profissional: indústria, comércio, comunicação, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade e imagem pessoal. Após o período de 8 a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes Jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.
A FUNDAÇÃO
A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como mantenedoras empresas e instituições privadas e públicas. Instituída em 1995, tem o foco de disseminar o modelo pioneiro de Franquia Social e replicar a Tecnologia Social desenvolvida com o Projeto Pescar no Brasil. Seu principal objetivo é sensibilizar e envolver organizações no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes em vulnerabilidade social por meio do exercício de uma profissão, promovendo assim sua inclusão social.
A expertise do Projeto Pescar são hoje compartilhadas com as franqueadas que mantêm suas próprias Unidades Pescar e encaminham os Jovens formados ao mercado de trabalho. Já passaram pelas franqueadas da Rede Pescar 15.564 Jovens, que hoje conta com 120 Unidades nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Amazonas e Brasília (DF). A expansão nacional da Rede Pescar e a ampliação da oferta de vagas são metas permanentes da Fundação Projeto Pescar. Possui sede em Porto Alegre e Núcleos Avançados em quatro Estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Cada um destes núcleos é coordenado por um colaborador da Fundação.