Assembleia lança cartilha ‘SOS Drogas’
O vice-presidente da AMP/RS, Mauro Souza, representou a entidade no lançamento da cartilha “SOS Drogas”, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, às 10h30, na Sala do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, na Assembleia Legislativa.
A publicação traz orientações aos cidadãos sobre os malefícios de diversas drogas, seus efeitos e danos à saúde e à vida sócia, além de telefones para busca de orientações e formas de tratamento. O trabalho é resultado da participação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Comitê Estadual de Luta contra o Crack, criado na AL em 2009.
Mauro Souza destacou em seu pronunciamento que a Associação do Ministério Público sempre esteve ao lado de iniciativas como essa e relatou que a AL também apoiou a campanha lançada pela entidade no combate ás drogas. Souza observou que o lançamento da cartilha incentiva que a comunidade em geral discuta e trabalhe pelas questões da sociedade, desenvolvendo debates sobre as drogas.
Alceu Moreira (PMDB), presidente da CCJ, salienta que o percentual de internações pelo consumo de crack pulou de 10% para 72% em apenas três anos, chegando a 30 mil o número de dependentes hoje no Estado. “O consumo de crack no Rio Grande do Sul está se tornando uma epidemia, tomando conta das ruas e levando centenas de jovens aos hospitais”, afirma o parlamentar. O deputado Miki Breier (PSB), que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, elogiou a iniciativa da cartilha e a atuação da CCJ, destacando que a prevenção é sempre o melhor caminho.
Também estiveram presentes os deputados Edson Brum (PMDB), Adroaldo Loureiro (PDT) e Mano Changes (PP), o secretário estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, representantes da Ajuris, da OAB/RS e entidades de apoio à luta contra as drogas.