Aberta a Semana do MP no Litoral Norte
Iniciou nesta terça-feira, 10, em Capão da Canoa, a Semana do Ministério Público do Litoral Norte, às 19h na Casa de Cultura Erico Verissimo. Contanto com a presença de mais de 200 pessoas, entre acadêmicos, professores, servidores públicos e agentes da comunidade, o tema crack foi o principal debate da noite.
Iniciou nesta terça-feira, 10, em Capão da Canoa, a Semana do Ministério Público do Litoral Norte, às 19h na Casa de Cultura Erico Veríssimo.
Contanto com a presença de mais de 200 pessoas entre acadêmicos, professores, servidores públicos e agentes da comunidade, o tema crack foi o principal debate da noite.
O psiquiatra da Base Aérea de Canoas e assistente de pesquisa do Centro de Pesquisa em Álcool e Droga da UFRGS, Anderson Ravi Stolf, apresentou informações a respeito do uso de crack, da faixa etária de risco para o início do consumo de drogas e alguns fatores relacionados ao uso essas substâncias. “Na verdade realizamos um amplo debate sobre saúde mental, inserindo o crack nessa perspectiva”, observou o psiquiatra.
Após, o procurador de Justiça Luiz Fernando Calil de Freitas, presidente da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), abordou o tema "Uma perspectiva objetiva para direitos fundamentais de segunda geração".
Para o vice-presidente da AMP/RS, Mauro Souza(foto ao lado), a integração entre as palestras foi muito interessante. “Os aspectos jurídicos foram conectados com a área da saúde, abordando a prevenção ao uso do crack e o direito constitucional prestacional, que é o de ter garantia à saúde e ações públicas para prevenir o uso de drogas”, relata. “A palestra do psiquiatra Anderson foi muito esclarecedora na questão dos danos à saúde e do potencial viciante e destruídos da droga”, observa o promotor.
Segundo a coordenadora do Campus da Unisc de Capão da Canoa, Dulce Hoegrasse, levar os acadêmicos para o evento e integrá-los com a instituição e a comunidade tem a importância de ampliar o contato com a realidade e ampliar o olhar profissional. “Isso os ajuda na elaboração de conceitos e os prepara para um futuro exercício da profissão”, observa.
Procurador de Justiça Luiz Fernando Calil de Freitas
A promotora de Justiça de Capão da Canoa, Caroline Gianlupi, observou a grande presença de agentes da comunidade no evento. “Conseguimos integrar comunidade, academia e instituição. Devido à nossa experiência no ano anterior, sentimos que era necessária uma maior participação da sociedade, inclusive por conta do tema deste ano. Convidamos então a Unisc, escolas e instituições e o Poder Público”, explica Caroline.
O promotor Fabiano Dallazen representou a procuradora-geral, Simone Mariano da Rocha no evento. Segundo ele, ocasiões como esta propiciam que a sociedade, representada pelos estudantes presentes, dialogem com o Poder Público sobre questões de interesse de todos”, disse.
Psiquiatra Anderson Ravi Stolf
Também estiveram presentes os promotores Marcelo Araújo Simões, Roberto José Taborda Masiero, Paula Ataide Athanasio, Vinicius de Melo Lima, Ana Luiza Domingues de Souza Leal, Luciana Cano Casarotto e Ricardo Schinestsck Rodrigues, além do prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano.
A Semana do MP do Litoral Norte é promovida pela AMP/RS, com parceria da Faculdade de Direito da Unisc, do Ministério Público e da FMP. A programação segue até amanhã.