A mulher e o MP na Feira do Livro
O “Olhar Feminino: as mulheres no Ministério Público” é um dos temas de debate desta quinta-feira (3/11) na 51ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A luta das mulheres para o ingresso nas carreiras jurídicas e em especial na carreira do Ministério Público na década de 70 até os dias atuais será abordada por profissionais bem-sucedidas na atividade. O encontro começará às 19h, na Sala Leste do Santander Cultural, na Praça da Alfândega.
O grupo é composto pela historiadora do MP Cíntia Vieira Souto, pelas procuradoras de Justiça Marly Raphel Mallmann, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Ângela Salton Rotunno, Simone Mariano da Rocha (vice-presidente administrativa e financeira da Amprgs) e Silvia Cappelli (coordenadora do centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente). O evento é resultado de uma parceria com o Memorial do Ministério Público.
Uma das novidades da Feira – organizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro e voltada para o incentivo e a difusão do hábito de ler – é a extensão da Feira até o Cais do Porto. Ela ocupaa os armazéns A e B, o Pórtico Central e a faixa existente entre esses espaços e o Guaíba com a Área Infantil e Juvenil que, pela primeira vez, está abrindo pela manhã, às 10h. A ampliação do horário possibilitará um atendimento mais adequado da demanda de visitação escolar. O restante da Feira do Livro funciona diariamente no horário tradicional, das 13h às 21h. E o palco terá sua capacidade aumentada de 400 para mil pessoas.
Entre os prédios que se incorporam à Feira estão o Memorial do Rio Grande do Sul, a Casa de Cultura Mario Quintana, o Santander Cultural e o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, que já estavam no ano passado, e o Clube do Comércio e a Assembléia Legislativa.
Em 2005, serão 19 dias de livro na praça, com 149 expositores e uma programação diversificada em torno do livro até 28 de novembro.
Confira os painéis:
“O ingresso do Ministério Público na década de 70”, Marly Raphael Mallmann
“Experiência como Corregedora-Geral do MP”, Jacqueline Rosenfeld
“Experiência na Associação de Promotores e Procuradores de Justiça do Rio Grande do Sul (Amprgs)”, Simone Mariano da Rocha
“Da Promotoria à Administração: as experiências da mulher no MP gaúcho”, Sílvia Cappelli
“A mulher promotora no século XXI”, Ângela Salton Rotunno
Mediadora: Cíntia Vieira Souto
Fonte e foto da capa: Site da Feira do Livro