Tipo:
Notícias
Vice-presidente da AMP/RS prestigia mostra fotográfica em homenagem à mulher
A vice-presidente da AMP/RS Martha Beltrame prestigiou, na tarde desta
quarta-feira (15), o coquetel de abertura da exposição fotográfica Elas
por Elas, que faz parte da programação organizada pela Assembleia
Legislativa do Estado em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A mostra
reúne trabalhos de oito fotógrafas, que retrataram outras mulheres
gaúchas, famosas ou não. A mostra permanecerá aberta ao público até o final do mês, quando passará a ter caráter itinerante.
A vice-presidente da AMP/RS Martha Beltrame prestigiou, na tarde desta quarta-feira (15), o coquetel de abertura da exposição fotográfica Elas por Elas, que faz parte da programação organizada pela Assembleia Legislativa do Estado em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A mostra reúne trabalhos de oito fotógrafas, que retrataram outras mulheres gaúchas, famosas ou não. A mostra permanecerá aberta ao público até o final do mês, quando passará a ter caráter itinerante.
Em sua manifestação, o presidente da Casa, Edegar Pretto (PT), falou sobre a iniciativa. "Não por acaso escolhemos o tema neste momento especial em que esta Casa Legislativa coloca em debate e para reflexão a igualdade de gênero. Também foi o tema da nossa primeira campanha institucional para dar luz e voz àquelas que sofrem caladas numa sociedade que muitas vezes não que enxergar". O deputado é membro do comitê brasileiro impulsor do Movimento Eles por Elas (HeForShe), da ONU, cujo objetivo é envolver homens e meninos como defensores e agentes de mudança para alcançar a igualdade de gênero e a eliminação de todas as formas de discriminação e violência contra as mulheres e meninas. Pretto também foi o proponente da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, a qual coordena.
A superintendente-geral da Assembleia, Mari Perusso, primeira mulher a ocupar este cargo diretivo no Rio Grande do Sul, destacou que existem inúmeros relatos de mulheres que atuam tanto no campo da fotografia quanto em outras áreas profissionais, que falam sobre a diferença no tratamento para com elas, sobre a condescendência, o machismo, a falta de respeito e discriminação. "Tais relatos não são apenas de profissionais jovens ou iniciantes, eles partem de todo o tipo de profissionais, inclusive daquelas já consagradas como talentosas e experientes", afirmou Mari Perusso, que, em seguida, leu trechos de uma artigo assinado pela norte-americana Emma Howells, editora de fotografia do jornal The Post, de Athens, Ohio, intitulado "Queridos homens: parem de desrespeitar as mulheres fotógrafas no trabaho".
ARTISTAS E MODELOS
A exposição Elas Por Elas conta com trabalhos das fotógrafas Adriana Franciosi, Andrea Graiz, Camila Hermes, Carol Ferraz, Dulce Helfer, Eneida Serrano, Lisette Guerra e Sofia Cortese, que escolheram como modelos tanto mulheres comuns, como a empregada doméstica Carla Oliveira, quanto escritoras conhecidas, como Martha Medeiros e Cíntia Moscovich. Também foram retratadas a diretora do Theatro São Pedro Eva Sopher, a prefeita do município de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, e a professora e ex-deputada federal Esther Grossi, entre outras.
A mostra permanecerá aberta ao público até o final do mês, quando passará a ter caráter itinerante. Também participaram da solenidade de abertura, além das fotógrafas e algumas das fotografadas, a deputada estadual e primeira dama do estado, Maria Helena Sartori, representando o governo do Estado; a defensora pública e dirigente do Núcleo de Defesa da Mulher, Luciana Artus Schneider; Joice Raddatz, da OAB Mulher; e o deputado Adão Villaverde (PT), ex-presidente da Assembleia.
Últimas notícias
Loading...