Vencedores do Projeto Conhecendo o Ministério Público são premiados
Foram escolhidos na tarde desta sexta-feira (7) os vencedores do Projeto Conhecendo o Ministério Público, que mobilizou centenas de estudantes das redes estadual, municipal e privada de Ensino da Capital. A iniciativa, lançada no final de setembro e que reuniu cerca de 40 trabalhos, nos quais os alunos procuravam demonstrar o que esperam da Instituição, chegou ao último dia com 14 finalistas. Os três melhores nas categorias individual e grupo receberam prêmios, assim como os estabelecimentos cujos alunos alcançaram a 1ª colocação. O projeto foi desenvolvido pela AMP/RS, com apoio da Procuradoria-Geral de Justiça, da Rede Pampa, e patrocínio da FMP.
Os melhores foram conhecidos em evento realizado no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, coordenado pela vice-presidente social da AMP, Guacira Almeida Martins, que também foi a idealizadora do projeto. Na solenidade, que contou com as presenças do presidente da FMP, Mauro Luís Silva de Souza, do presidente da AMP/RS, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, da representante da Secretaria Municipal de Educação, Maria Cristina Chaves Garavelo, da representante da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Lúcia Wendlan, e do professor Milton Gehrke, representando o Sinepe/RS, mais de uma centena de alunos e professores das 10 escolas finalistas não escondiam a ansiedade.
O presidente da AMP fez a abertura dos trabalhos e se dirigiu ao público enaltecendo o interesse demonstrado pelo tema proposto e a adesão de todos à iniciativa. "Esse projeto tem tudo para crescer e alcançar um número muito maior de escolas pelo Rio Grande do Sul a partir do próximo ano. Seria muito importante para o Ministério Público e para a AMP ampliar e aproximar nossas relações com o público jovem e a comunidade escolar. Se não podemos, sozinhos, mudar o mundo, temos, todos nós, obrigação de trabalhar para que isso seja possível", observou.
Desfeita a mesa de abertura, formou-se a comissão julgadora, composta pela promotora de Justiça Synara Buttelli, pelo diretor cultural da AMP, José Nilton Costa de Souza, pelo presidente da AGERT, Alexandre Gadret, pelo procurador de Justiça Mário Cavalheiro Lisbôa e pelos professores Anna Carolina Muniz Ordobás, da SEC, e Rodrigo Scalari. A cada trabalho apresentado por Guacira, ficava claro o grau de dificuldade que aguardava os jurados. Textos surpreendentes e emocionantes, vídeos criativos e um forte espírito de união até mesmo entre os concorrentes deram um clima de festa ao ambiente. "Muito do que estamos ouvindo nesses relatos talvez não fosse dito com tanta clareza e precisão por profissionais de diferentes áreas e com a mais alta qualificação", insistia em destacar a coordenadora do evento. E era mesmo verdade. Tanto que, apesar da experiência dos jurados, houve grande dificuldade na escolha dos vencedores, por conta da qualidade das peças apresentadas.
Enquanto aguardavam, os estudantes receberam um lanche e conversaram animadamente no saguão de entrada do auditório. Mas quando os premiados começaram a ser anunciados, a ansiedade e a apreensão ficaram estampados nos rostos da garotada e dos responsáveis pelos grupos. Ao final, duas verdades restaram da experiência. Uma delas é o fato de que todos os participantes justificaram plenamente suas candidaturas e poderiam ter vencido. A outra foi a síntese da parceria que se espera entre o Ministério Público e a comunidade, uma vez que o trabalho vencedor na categoria individual será peça inicial de um processo de investigação pelo MP. O encontro terminou com uma grande salva de palmas e a expectativa da edição 2012 do projeto.
CONFIRA OS VENCEDORES
CATEGORIA INDIVIDUAL
Categoria Individual
1º lugar
Aluno: Gabriel da Rosa Silveira
Trabalho: Acessibilidade - poesia
Estabelecimento: E.E.E.F Profª Violeta Magalhães
Leia aqui
Categoria Individual
2º lugar
Aluno: Laura Rodrigues
Trabalho: MP - poesia
Estabelecimento: Colégio Farroupilha
Leia aqui
Categoria Individual
3º lugar
Aluno: Pietá Ribeiro Carraro
Trabalho: A Agressão Mora ao Lado - crônica
Estabelecimento: Colégio Aplicação
Leia aqui
CATEGORIA GRUPO
Categoria Grupo
1º lugar
Alunos: Alexandre Piccoli, Fernando Parisotto, Andres Prass, Hector Camaratta, Nícolas D'Avila, Filippo Erberh, Guilherme Bronzatti e Victor Rodrigues
Trabalho: O que seria sem o MP?
Estabelecimento: Colégio Farroupilha
Veja aqui
Categoria Grupo
2º lugar
Alunos: Diél Fachi Gay, Fraíne Godoy, Guilherme Fleck, Jean Guilherme da Rocha, Larissa Maria Zimnoch, Lucas Perius, Marco Barbosa, Paloma Dantas, Talita Fragoso e Yuri Correa da Silva
Trabalho: 5 Mosaicos de Caras e Ideias
Estabelecimento: E.M.E.F. Pres. João Belchior Marques Goulart
Categoria Grupo
3º lugar
Alunos: Juliane Oliveira, Aghata Fernandes, Barbara Bock, Micheli Palaski, Sariah Garcia, Melissa Veiga, Yan Bryan Ferreira, Larissa Nogueira, Melissa Castilhos da Silva e Guilherme Raubust
Trabalho: Família Silva
Estabelecimento: E.E.E.F. Paulina Moresco
Veja aqui