Uma conquista de todos
O Acampamento Farroupilha terminou neste domingo e vai deixar saudade entre os frequentadores do galpão da AMP/RS no Parque Harmonia. “Foi a concretização de um sonho”, diziam a todo momento aqueles que há alguns anos defendiam a necessidade deste espaço.
Entre eles está o diretor cultural da entidade, David Medina da Silva, que não poupou esforços para que tudo saísse perfeito nas duas semanas de programação, quando o galpão recebeu membros da Instituição e convidados. “Não era possível que o MP, cuja função é a defesa da sociedade, estivesse afastado da comunidade neste momento de festa para todos os gaúchos. Mas este ano estávamos aqui pisando no mesmo barro”.
O empenho do vice-presidente de Aposentados da AMP/RS, Antônio Carlos Hornung também foi fundamental para que o galpão deixasse de ser um projeto. “
Somaram-se à grande empreitada Farroupilha da AMP/RS os promotores Nilson Pacheco (conselheiro da entidade), José Nilton de Souza (assessor para Tradições Gaúchas) e João Pedro Xavier, que estiveram sempre presentes auxiliando e prestigiando a programação do Galpão.
“Não posso deixar de ressaltar a importante contribuição de todos os colegas para o sucesso das atividades programadas para os 14 dias de Acampamento, que também participaram de várias etapas do processo de aprovação de nosso projeto cultural”, destaca o presidente da entidade, Marcelo Dornelles.
Homenagens em prosa e verso
Entre os momentos marcantes do Galpão da AMPRS, merece destaque a presença de importantes nomes da música do Rio Grande do Sul, como Nilo Bairros de Brum, Mário Barros, João de Almeida Neto, Talo Pereira, Demétrio Xavier e Daniel Torres, além do instrumentista argentino Alejandro Brites. As homenagens aos colegas Nilo Bairros de Brum e José Fernando Gonzalez foram marcadas por emoção intensa entre os presentes. Na noite de sexta-feira (19), dedicada ao colega José Fernando Gonzalez, o promotor de Justiça David Medina da Silva declamou a poesia "Galpão de Paz", de sua autoria, dedicada ao Galpão da AMPRS.
Visitantes
Também na sexta-feira o galpão crioulo da AMP/RS recebeu a visita do Piquete Parceria Gaudéria, fundamental parceiro da Associação na viabilização da participação da entidade na Festa Farroupilha. “Até este ano nós recebíamos os promotores e procuradores de Justiça que frequentavam o Acampamento em nosso Piquete. Estamos muito felizes com a conquista dos amigos”, conta Carlos Machado, patrão do Piquete.
Fundado em 1998, o Parceria Gaudéria é formado por gaúchos de várias cidades do Rio Grande do Sul que gostam de cavalgar e cultuar as tradições do Estado. Sempre dispostos a divulgar a cultura e receber aqueles que queiram compartilhar este sentimento, eles já expandiram as fronteiras do país ao fundar, em outubro de 2007, um CTG em Paris, na França, hoje frequentado por brasileiros que vivem em diferentes locais da Europa.