Torres sedia a 16ª Edição da Semana do Ministério Público do Litoral Norte
A Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) realizou a 16ª edição da Semana do Ministério Público do Litoral Norte nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Torres. Inicialmente programada para junho, a atividade foi remarcada devido às enchentes que atingiram a região. Durante o encontro, foram debatidos os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul, além de propostas para a recuperação do estado e o acolhimento das vítimas. A Diretoria Executiva da AMP/RS foi representada pelo vice-presidente Administrativo e Financeiro, Fernando Andrade Alves.
"A Semana do Ministério Público foi essencial para a troca de conhecimentos e para ampliar a compreensão sobre temas que afetam a todos. Com a realização da iniciativa, reafirmamos nosso compromisso com a sociedade gaúcha de proteger seus interesses, especialmente em tempos de adversidade, avançando juntos para superar desafios e encontrar soluções", afirmou Fernando Alves.
Com o apoio do Ministério Público e da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a atividade reuniu procuradores e promotores de Justiça, professores e membros da comunidade acadêmica. A abertura aconteceu na noite de quinta-feira com a palestra "A atuação do Ministério Público no desastre climático", apresentada pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz. Em seguida, a procuradora de Justiça Denise Casanova Villela coordenou o painel "A proteção da criança e do adolescente no contexto da calamidade", e, logo depois, a promotora de Justiça Júlia Flores Schutt conduziu a discussão sobre "Compliance e ética na administração pública".
Na sexta-feira, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, apresentou o painel "Acolhimento e orientação das vítimas de catástrofes climáticas". A Semana do Ministério Público foi concluída com a palestra "Ministério Público e os desafios da emergência", proferida pelo subprocurador-geral de Justiça de Gestão Estratégica, João Cláudio Pizzato Sidou.
O encontro em Torres integrou as celebrações pelo 40º aniversário da Semana do Ministério Público, que comemora quatro décadas de história em 2024.
Fotos: Tiago Coutinho / MPRS