Subsídio: secretário do Planejamento demonstra disponibilidade para negociar implantação
Representantes da AMP/RS e Ajuris visitaram na tarde de sexta-feira (5) o secretário do Planejamento, Ariosto Culau. O objetivo do encontro foi tratar da posição do governo quanto à implantação do subsídio como forma de remuneração para as carreiras da magistratura e do Ministério Público.
O representantes das entidades classistas explicaram ao secretário que, desde agosto, quando os PLs foram desarquivados na Assembléia Legislativa, tem mantido uma interlocução com os deputados. “Durante as nossas conversas, muito dos parlamentares salientam que seria importante saber a posição do Estado a respeito da matéria. Por isso, estamos procurando o senhor”, disse a presidente da Ajuris, Denise Cezar. Foi apresentado ao secretário um panorama sobre o histórico da pauta, informando que há dois anos as entidades tem se dedicado à causa. “O subsídio é um problema muito menos de dinheiro e muito mais de simbolismo. É uma questão de mérito, a magistratura e o Ministério Público merecem”.
Culau afirmou que a governadora Yeda Crusius acena de forma positiva em relação ao projeto. “Nosso grande problema, porém, está em acomodar o impacto em um curto espaço de tempo. Não vejo dificuldade a partir do momento que os órgãos aceitarem debater sobre uma implementação gradual”, afirmou ele, que disse ainda acreditar que o subsídio deverá ser implantado no final de 2008.
Fonte: Ajuris com edição da AMP/RS