Simone Mariano da Rocha toma posse como procuradora-geral de Justiça
Representantes de todos os Poderes, entidades de classe e instituções, lotaram, no final da tarde desta sexta-feira (3), a sede do Ministério Público gaúcho, para prestigiar a cerimônia de posse da procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Simone Mariano da Rocha. A solenidade, que se iniciou por volta das 17h30min, foi encerrada uma hora mais tarde.
Representantes de todos os Poderes e demais entidades lotaram, no final da tarde desta sexta-feira (3), a sede do Ministério Público gaúcho, para prestigiar a cerimônia de posse da procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Simone Mariano da Rocha. A solenidade, que se iniciou por volta das 17h30min, foi encerrada uma hora mais tarde e contou com a presença do presidente da AMP/RS, Marcelo Dornelles, e dos vice-presidentes, Mauro Souza e Maurício Trevisan.
Em seu discurso de posse, a procuradora-geral reafirmou o compromisso do Ministério Público para com a comunidade. "O Ministério Público, por sua posição constitucional de representante dos interesses da sociedade, tem a missão de estabelecer processos de transparência e interlocução com os demais segmentos de dentro e fora do Estado, possibilitando a construção do conceito de democracia estabelecido pela Constituição.
Ao final de seu pronunciamento falou diretamente aos colegas e servidores. "...Formamos essa Instituição responsável pela defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses individuais e sociais indisponíveis. Todos nós, membros e servidores, possuímos e reafirmamos nossos compromissos com a população e o Estado do Rio Grande do Sul. E que nestes tempos de instantaneidade e de superficialidade das relações, o afeto e a consistência sejam permanentes no nosso convívio", disse (leia abaixo a íntegra do discurso de Simone Mariano da Rocha).
Dornelles cumprimentou a procuradora-geral desejando sucesso na função.
O procurador-geral de justiça que deixa a Instituição, Mauro Renner, iniciou seu discurso dizendo "respeitar e acatar a opção constitucional do Governo do Estado e, em nome da coesão interna, de reconhecimento à doutora Simone Mariano da Rocha, que por seus atributos e qualidades, foi chancelada como chefe da instituição". Entretando, afirmou: "está na hora de avançar no processo de escolha da chefia do Ministério Público, que precisa – para estar à altura da instituição de Estado desenhada pela Constituição para atritar-se com o Governo, digo no sentido clássico, dos freios e contrapesos – fortalecer-se e comungar, na plenitude, da independência funcional que é virtude básica e imprescindível de qualquer Promotor ou Procurador de Justiça"( leia abaixo a íntegra do discurso de Mauro Renner).
Também tomaram posse durante a cerimônia os subprocuradores-gerais de justiça Afonso Armando Konzen, interinamente para Assuntos Jurídicos; Delmar Pacheco da Luz, para Assuntos Administrativos e Luiz Carlos Ziomkowski, para Assuntos Institucionais.
A mesa teve ainda a presença das seguintes autoridades:
- Procuradora-geral do Estado Eliana Soledade Graeff Martins, representando a governadora Yeda Crusius
- Vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Cássia Carpes
- Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa
- Defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo
- Conselheiro nacional do Ministério Público, Cláudio Barros Silva
- Prefeito municipal José Fogaça
- Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União, Leonardo Azeredo Bandarra
- Comandante do Comando Militar do Sul, general de Exército José Carlos de Nardi
- Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Sebastião Mello
- Corregedor-geral do Ministério Pùblico, Armando Lotti
- Presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro João Luis Vargas
- Procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, Geraldo Dacamino
- Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, Cláudio Pacheco Prates Lamachia
- Presidente da Associação do Ministério Público do Estado, Marcelo Lemos Dornelles
- Presidente em exercício da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Annelise Monteiro Steigleder.
Discurso de Simone Mariano da Rocha.
Discurso de Mauro Renner.
Após a cerimônia de posse, os convidados foram recebidos com comemoração na Sogipa, em Porto Alegre.
Confira as fotos do evento, clicando na opção IMAGENS abaixo: