Seminário Projeto Trabalho Para A Vida
A Corregedoria-Geral de Justiça promove, nos dias 4 e 5 de outubro (quinta e sexta-feira), o seminário Projeto Trabalho para a Vida. O evento é coordenado pelo Comitê Estadual para a Prevenção da Violência e tem por objetivo comemorar a implantação do conselho tércnico na execução da pena alternativa: prestação de serviços à comunidade no Rio Grande do Sul.
A solenidade de abertura será na quinta-feira (4), às 18h, quando também ocorre a abertura da exposição 20 Anos de Penas Alternativas no Rio Grande do Sul.
A manhã de sexta-feira (5), inicia às 8h30 com o painel "As penas alternativas em perspectiva histórica, no RS e no Brasil".
EXPOSITORAS:
Vera Regina Müller, magistrada aposentada,consultora do PNUD/ONU, responsável pela implantação dos Núcleos de Mediação de Conflito em Segurança Cidadã no País;
Cedile Maria Gregianin, assistente social judiciária da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Porto Alegre;
Márcia de Alencar Araújo Matos, coordenadora-geral do Programa de Fomentos e Medidas Alternativas - DEPEN/MJ.
Às 10h20, será apresentado o painel "Possibilidades, limites e desafios das Penas Alternativas".
EXPOSITORES:
Maria Espéria Costa de Moura, promotora de Justiça em Curitiba-PR, presidente da Comissão Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas - CONAPA;
Rodrigo de Azevedo, doutor em Sociologia, especialista em Análise Social da Violência e da Segurança Pública, professor do curso de pós-graduação em Ciências Criminais da PUC-RS, coordenador da pesquisa ILANUD-DEPEN, em 2004-2005.
A partir das 13h30 terão início as atividades em grupo:
GRUPO A: O papel das instituições conveniadas na aplicação das penas e medidas alternativas;
GRUPO B: Limites e desafios das penas alternativas: uma visão urídica e social;
GRUPO C: As penas alternativas no inteior do estado: possibilidades e limites.
Às 17h haverá a plenária para discussão e votação das conclusões oriundas dos grupos e sintetização das idéias para compor a edição acerca do V Seminário do Projeto Trabalho para a Vida.
18h - encerramento