Seminário na Assembleia Legislativa aborda o combate ao crack e outras drogas ilícitas
Um amplo debate sobre a questão da drogadição ocorre nesta sexta-feira, no Plenário da Assembleia Legislativa. Concebido pela Comissão Especial destinada a promover estudos e proposições de políticas públicas e de projetos de lei destinados a combater e prevenir os efeitos do crack e de outras drogas ilícitas (Cedroga) da Câmara dos Deputados e pela Subcomissão Contra o Crack do Parlamento gaúcho, o seminário "Combate ao Crack e outras Drogas Ilícitas" tem o apoio da AMP/RS e do Instituto Crack Nem Pensar.
A programação inicia-se às 8h, com uma visita à Comunidade Terapêutica Pública Reviver, em Cachoeirinha. A abertura formal do encontro será às 10h, na Assembleia, com a participação de representantes do Executivo e do Legislativo municipal, estadual e federal, do Judiciário e entidades ligadas ao tema. Na sequência, ocorrerá o painel "Uma abordagem contemporânea das drogas", às 11h, no Plenário da Assembleia. Participam como painelistas os secretários de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e da Saúde, Ciro Simoni, com mediação do deputado federal Reginaldo Lopes (PT/MG), coordenador da comissão na Câmara dos Deputados.
Ao meio-dia, um almoço oferecido pela AMP será servido aos convidados no Palácio do Ministério Público. À tarde, as atividades serão retomadas partir das 14h, com o painel "Redes de Tratamento", mediado pela deputada estadual Miriam Marroni (PT), e tendo como painelistas o coordenador estadual da CUFA, Manoel Soares e uma representante do Grupo Mães Contra o Crack. O evento prevê ainda o painel "Internação Compulsória", às 15h, do qual participam o deputado federal Osmar Terra e a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, Carmem Oliveira. A mediação será da AMP/RS.
Às 16h, o debate de encerramento terá o presidente do Instituto Crack Nem Pensar, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institutionais, Marcelo Dornelles, abordando o tema da Descriminalização. O deputado federal Carlos Eduardo Vieira da Cunha será o outro debatedor, em atividade mediada pelo ex-Secretário de Saúde do Estado, Germano Bonow.